UCS se mobiliza para ampliar produção de álcool gel em auxílio à comunidade
25/03/2020 10:35 em Ensino

Intenção é que o excedente do produto, que já é desenvolvido para uso interno nos ambientes universitários e no Hospital Geral, possa ser doado para a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Para a iniciativa, são recebidas doações de matéria-prima e frascos de 500ml para envase

A Universidade de Caxias do Sul, a partir do curso de graduação em Farmácia, trabalha na produção de álcool gel 70º para auxiliar no atendimento à demanda crescente pelo produto em proteção contra a disseminação do novo coronavírus. A Instituição se mobiliza para que o desenvolvimento da substância, hoje voltado para uso interno – somente ontem, foram produzidos 60 kg para aproveitamento nos ambientes acadêmicos e de saúde do Hospital Geral – seja ampliado para beneficiar a comunidade.

A intenção é que o excedente – projeta-se uma produção de cerca de 180 kg de álcool semanalmente – possa ser doado à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, a partir de autorização dos órgãos competentes. A proposta é que as tratativas ocorram durante esta semana e a produção possa ser ampliada já a partir da semana que vem.

Para isso, a UCS conta com a estrutura física de laboratórios e equipamentos das aulas práticas do curso de Farmácia, no Bloco S do Campus-Sede, assim como os ambientes da Farmácia Escola, com cerca de 200m² e tecnologia para a manipulação de medicamentos.

A professora do curso de Farmácia da UCS Valéria Weiss Angeli explica que já houve o contato de empresas interessadas em contribuir com matérias-primas e embalagens para o envase, como a Rodoil Distribuidora de Combustíveis SA e a instituição financeira cooperativa Sicredi, agora parceiras da iniciativa. A docente frisa que donativos são bem-vindos, entre eles, de produtos como frascos de 500ml com válvula pump, álcool etílico 96º e Carbopol 940. Ainda, a capacidade de envase, hoje manual, poderia ser ampliada a partir da aplicação de máquinas envasadoras. Quem puder colaborar por meio de doações pode entrar em contato pelo e-mail vwangeli@ucs.br.

O trabalho será desenvolvido pela professora Valéria, responsável pelas disciplinas de produção e controle de medicamentos da graduação em Farmácia, farmacêuticos da Farmácia Escola da UCS e técnicos de laboratório que atuam em áreas relacionadas a medicamentos e controle de qualidade.

Importância
A docente explica que, alternativo à lavagem de mãos, a importância do álcool gel 70º para higienização está em sua característica preventiva e antisséptica, para redução da carga viral e de microrganismos, a fim de auxiliar na contenção da disseminação do coronavírus. “Como Instituição comunitária, a intenção é que a UCS possa exercer um papel social no auxílio à população, para que se torne possível controlar a transmissão da doença Covid-19”, afirma.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR