Implantado pelo prefeito Daniel Guerra, mutirão odontológico beneficia cerca de 400 pessoas
05/12/2019 11:13 em Saúde

O terceiro mutirão odontológico promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos meses de outubro e novembro, atendeu quase 400 pessoas, que demandaram mais de 1,1 mil consultas e 1,7 mil procedimentosA iniciativa contemplou as duas especialidades de maior demanda: cirurgia bucomaxilofacial e endodontia (tratamento de canal).

Verônica Seibel, gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), informa quedo total de pacientes que tiveram consulta para tratamento agendada, 48 não compareceramOs atendimentos foram realizados de 1º de outubro e 28 de novembro, de segunda à quinta-feira, das 17h às 21h, turno extra ao de trabalho habitual do CEOContou com a participação de oito cirurgiões-dentistas e 12 auxiliares de saúde bucal.

 

Nesta quarta-feira (04/12), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), mais 49 pacientes do CEO foram contemplados em um mutirão de cirurgia. Os procedimentos foram realizados em ambulatório da UCS, com a participação dos formandos e professores de Odontologia da instituição e cirurgiões-dentistas da SMS.

 

Desde 2017, os mutirões outras ações da administração do prefeito Daniel Guerra possibilitaram acabar com as filas de espera para periodontia e estomatologiaTambém reduziram em quase 87% a demanda reprimida por cirurgia nesta área e em 50% a lista para atendimento em endodontia e de usuários com necessidades especiais.

Aumentamos a equipe de dentistas e implantamos, de forma inédita, os mutirões de saúde bucal. Os resultados atestam nosso compromisso com a melhoria da saúde pública, nas diferentes áreas”, afirma o chefe do Executivo.

 

O secretário municipal da Saúde, Júlio Freitas, esclarece que um estomatologista e um novo cirurgião bucomaxilofacial, totalizando três, foram integrados à rede especializada. Além disso, mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) passaram a ofertar atendimento de saúde bucal, São Vicente e Cristo Redentor, totalizando equipes em 45 das 49 UBS’sEle também destaca os investimentos. “Aplicamos cerca de R$ 1 milhão, entre 2018 e 2019, na compra de equipamentos e instrumentais para a área”, diz.

 

Fabiana Ramos, gerente da Política de Saúde Bucal, lembra que Caxias do Sul obteve reconhecimento nacional pela assistência odontológica prestada à população. “Conquistamos neste ano o segundo lugar do Prêmio Nacional de Saúde Bucal. Na etapa regional, ficamos com o primeiro lugar, atendendo a critérios como financiamento, assistência básica e especializada e programas de prevenção”, conclui.

 

Atendimento em Saúde Bucal

 

Especialidade

Demanda reprimida

dezembro/2016

Demanda reprimida

dezembro/2019

Redução

Periodontia

477

não há

100%

Estomatologia

74

não há

100%

Cirurgia Oral Menor de média complexidade

1.439

190

86,8%

Endodontia

874

435

50,3%

Pacientes com Necessidades Especiais

58

30

48,3%

 

Fonte: CEO/SMS

Crédito: Andressa Boeira

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR