Farroupilha recebe o projeto Vida que Prospera, da Unicred Integração
02/12/2019 11:28 em Farroupilha

A Unicred Integração leva a Farroupilha na próxima terça-feira (3) o projeto Vida Que Prospera, com realização de atividades e jogos sobre educação financeira na Escola Municipal Ângelo Chiele. A caravana deste que é um projeto pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul já passou pelas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Lagoa Vermelha, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Com o propósito de tornar a vida das comunidades onde está inserida mais cooperativa e sustentável, o Vida que Prospera vai oferecer educação financeira de forma voluntária a crianças e adolescentes e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um.

As atividades itinerantes começam com um bate-papo realizado em um ônibus projetado especialmente para se transformar em um miniauditório para a exibição de vídeos e atividades. Após, seguem com o Jogo do Desafio, uma ação lúdica e interativa com os alunos, ambientada em um tabuleiro gigante. O jogo possibilita vivenciar com os alunos um dos elementos da educação financeira, que é o de fazer escolhas, além de desenvolver habilidades cognitivas de cálculos simples de soma e subtração, no caso das séries iniciais. A partida promove a integração e exige atenção, pois os alunos têm o objetivo de atender às necessidades diárias apresentadas pelo tabuleiro, que representa um calendário mensal, controlando as despesas e aproveitando as oportunidades para gerar receita.


Projeto inédito

Além da visitação às escolas para a realização do Jogo do Desafio, o Vida que Prospera disponibiliza à comunidade o site vidaqueprospera.com.br, com conteúdos, dicas, simulador, e-books e artigos sobre reflexão crítica na tomada de decisão financeira, planejamento de gastos e reais necessidades de consumo. As demais frentes de atuação envolvem colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira.

“Há tempos buscávamos um modelo ideal de projeto social em que pudéssemos exercer um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos. Era uma demanda antiga da nossa Cooperativa, que agora conseguimos suprir de maneira inédita e exemplar”, comemora a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto. Ela salienta que um dos méritos do projeto é seu alinhamento com alguns dos propósitos do cooperativismo, ou seja, a ajuda mútua e a parceria. “Além da maneira lúdica e pedagógica que encontramos de explicar, principalmente à comunidade escolar, que dinheiro não dá em árvore e nem cai do céu, e que é preciso estar preparado para enfrentar o estilo consumista que a sociedade impõe”, complementa Dra. Deize.


COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR