A segunda fase da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo encerrou no último sábado (30/11), quando ocorreu o Dia D em todo o país. Em Caxias do Sul, cerca de 1,9 mil adultos c
02/12/2019 10:49 em Saúde

A segunda fase da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo encerrou no último sábado (30/11), quando ocorreu o Dia D em todo o país. Em Caxias do Sul, cerca de 1,9 mil adultos com idade de 20 a 29 anos buscaram a vacina entre 18 e 30 de novembro, período da mobilização. Deste total, 913 doses foram aplicadas no Dia D.

 

Andréa Dal Bó, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), salienta a adesão do público no último dia de campanha. “Até a sexta-feira (29/11), quando as doses estavam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), tínhamos 980 vacinados. Somente no sábado, conseguimos praticamente dobrar este número. A ação extra muros, com postos de vacinação instalados nos shoppings, foi muito positiva”, afirma.

 

A coordenadora ainda explica que muitos dos adultos que compareceram não precisaram ser vacinados, já que a campanha foi seletiva, ou seja, apenas para quem não estava com a imunização em dia.. “ no dia D, aproximadamente 830 pessoas na faixa etária recomendada buscaram informações nos postos de saúde, mas como já tinham comprovante de vacinação completo, não precisaram repetir a dose, pois já estão protegidos ”, diz.

 

Andréa esclarece que durante a campanha há uma intensificação dos esforços pela imunização, mas lembra que as doses estão disponíveis de forma permanente em todas as UBS's, para aplicação de rotina conforme calendário vacinal.

 

Pessoas de um a 29 anos de idade necessitam de duas doses com componente contra o sarampo para serem considerados imunizadas. Indivíduos de 30 a 49 anos precisam de uma dose. Profissionais da área da saúdeindependentemente da idade, devem receber duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para serem considerados imunizados.

Crédito: Andressa Boeira

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR