Secretaria de Obras constrói nova ponte com o dobro de largura em Forqueta
31/10/2019 11:35 em Bairros

A Estrada São José da Linha Feijó, entre os bairros de Forqueta e Desvio Rizzo, receberá uma nova ponte sobre um arroio local. A antiga começou a ser demolida nesta quarta-feira (30/10). A nova estrutura terá 10,8 metros de largura, contra 4,5 da anterior. A altura e o comprimento também serão maiores: passarão de 1,7 metro para 2,8; e de 3,6 metros para 5,7, respectivamente. O serviço é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp).

 

Conforme análise da engenharia da Smosp, a ponte antiga não tinha risco de queda iminente. No entanto, ela estava apoiada diretamente sobre o curso d'água. Devido ao processo erosivo, uma parte da base ruiu, causando desestabilização no tabuleiro (parte de cima). Com isso, ficou reduzido o espaço para escoamento da água, o que faz com a estrutura seja facilmente submersa em dias de chuva. A estimativa da Smosp é que a antiga ponte tenha entre 30 e 40 anos, construída com parede de pedras argamassadas e concreto armado.

 

O trabalho da secretaria envolverá a demolição da antiga passagem, terraplanagem e conformação do terreno, destocamento de árvores, detonação de rochas, execução das fundações e dos encontros das cabeceiras, montagem das paredes e do tabuleiro e, por fim, reaterro para ajuste da estrada.

 

A previsão é de que o serviço seja concluído em até dois meses, com condições climáticas adequadas. O trecho ficará com tráfego bloqueado durante os trabalhos. Desvios de trânsito podem ser feitos da seguinte forma: quem quiser acessar o bairro Desvio Rizzo deve ingressar Estrada Municipal 323; para ir a Forqueta, será preciso seguir pela Estrada Josephina Bianchi Segat.

 

Foto: Valter Guerra Júnior

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR