Volume
Rádio Offline
Mais de oito mil pessoas participam da eleição do Conselho Tutelar
08/10/2019 10:29 em Geral

A população elegeu, neste domingo (06/10), os 10 conselheiros tutelares que assumirão os cargos em janeiro de 2020. As urnas eletrônicas, dispostas nos colégios La Salle Carmo, Murialdo e São José, receberam 8.138 votos no total. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) organizou o processo eleitoral.

 

A eleição para conselheiro tutelar teve 27 candidatos que, após passarem pelas etapas de seleção, concorreram a cinco vagas em cada Conselho (Norte e Sul) do município. Os candidatos eleitos são Rosane Curto, Sharon Vieira, Cassiano Fontana, Maurício Abel, Daiane da Cruz, Marjorie Sasset, Michel Sonda, Evandra Pellin, Josué Orian da Silva e Karine Fortes da Gama.

 

Além de contribuir com a eleição dos conselheiros tutelares, a comunidade e a sociedade como um todo têm papel fundamental para auxiliar o trabalho deles na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, comunicando ou denunciando sempre que perceber algum caso de violação de direitos, situações de riscos ou por condutas que possam vir a prejudicar seu desenvolvimento integral”, pontua a presidente do Comdica, Odete Araldi Bortolini.

 

Os conselheiros tutelares atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, quando eles são ameaçados ou violados pelos pais, responsáveis, sociedade ou pela sua própria conduta. O Conselho Tutelar é responsável por aplicar medidas de proteção às crianças ou adolescentes, que podem ser de orientação, aconselhamento, advertência, requisição de serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, trabalho, previdência e segurança, encaminhando ao Ministério Público ou autoridade judiciária os casos de sua competência.

 

Ao identificar algum caso de violação de direitos à criança ou adolescente, o conselheiro tutelar pode ser acionado pelo número de telefone do plantão (54) 9 8408.0066. As denúncias também podem ser feitas pelo número (54) 3216.5500, Conselho Tutelar Sul, e pelo (54) 3227.7150, Conselho Tutelar Norte.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR