Conselho Tutelar tem 27 candidatos para eleição do mandato 2020-2024
09/09/2019 11:53 em Bairros

O Conselho Tutelar, vinculado à Fundação de Assistência Social (FAS), possui 27 candidatos para a eleição de 10 conselheiros tutelares para o município. Os conselheiros atuam quando os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados pelos pais, responsáveis, sociedade ou pela sua própria conduta. A votação para o mandato de 2020-2024 ocorre no primeiro domingo de outubro (06/10), nos colégios La Salle Carmo, Murialdo e São José.

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) está coordenando todas as etapas para as eleições. Os candidatos já passaram por uma análise de documentação, seguida de prova escrita e avaliação psicológica. Até a votação, os candidatos podem fazer sua campanha conforme a instrução normativa nº 01/2019, que orienta o processo eleitoral. Todos os cidadãos que já são eleitores do Município podem votar para escolher os conselheiros tutelares que atuarão nos Conselhos das regiões Norte e Sul.

 

O Conselho Tutelar é um órgão que zela pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por isso é importante que o eleitor possa votar no candidato que, efetivamente, está qualificado para acolher as demandas do município, garantindo a proteção e acesso às políticas públicas dos casos atendidos. No dia da votação, os eleitores terão o transporte gratuito para seu deslocamento e, assim, cumprir seu papel como cidadão”, anuncia a presidente do Comdica, Odete Araldi Bortolini.

 

O Conselho Tutelar pode ser acionado por meio de denúncias, anônimas ou não, e aplicar medidas de proteção às crianças ou adolescentes, que podem ser de orientação, aconselhamento, advertência, requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, encaminhando ao Ministério Público ou autoridade judiciária os casos de sua competência.

 

O Conselho Tutelar Sul atende pelo número (54) 3216.5500 e o Norte pelo (54) 3227.7150. Os conselheiros também podem ser acionados pelo número de plantão (54) 9 8408.0066.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR