Volume
Rádio Offline
Desfile da Independência reúne 9 mil pessoas na rua Sinimbu
09/09/2019 11:29 em Geral

Conforme estimativa da Brigada Militar (BM), cerca de 9 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil, na manhã deste sábado (07/09), na rua Sinimbu. A ação é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). A celebração começou às 8h30, com o hasteamento das bandeiras na praça Dante Alighieri. O desfile ocorreu das 9h ao meio-dia. Às 17h, ocorre o encerramento oficial da Semana da Pátria, simbolizado pelo arriamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, também na praça.

O palanque oficial, montado em frente à Catedral Santa Teresa, contou com a presença do prefeito Daniel Guerra, da primeira-dama do Município, Andrea Marchetto Guerra, além de secretários municipais e outras autoridades civis e militares. Neste ano, as entidades participantes abordaram o tema Bandeira Nacional. Desfilaram estudantes, professores, grupos de escoteiros e diversas instituições, com forte presença de crianças e adolescentes. Ao final, o desfile militar contou com a presença das forças de segurança atuantes na cidade, demonstradas com efetivo e viaturas. Durante o trajeto, a prefeitura disponibilizou pontos de hidratação, banheiros químicos e ambulâncias, além de ter garantido toda a preparação do espaço, a limpeza e a organização do trânsito.

O frio e algumas pancadas de chuva, no início e ao final do desfile, não impediram que as amigas Maria Helena de Castilhos, 71 anos, e Marilene Genro, 77, mantivessem a tradição. A esquina das ruas Dr. Montaury e Sinimbu é sagrada para elas, a cada sete de setembro. “É uma emoção muito grande, porque me faz lembrar de quando eu desfilava, quando era criança. Elas vão guardar no coração essa atitude linda que estão fazendo hoje e nos passando. É uma terapia estar aqui, faz bem para a alma, espírito e coração”, comenta Maria Helena. Para Marilene, a data é para demonstrar patriotismo. “Eu sou muito patriota. Meu Brasil é o melhor do mundo! Enquanto tivermos esse pessoal valoroso, vamos vencer as coisas. Precisamos manter essa chama dentro de nós”, resume. 

Esta foi a primeira vez que o estudante Matheus Bittencourt Tomas, 14 anos, desfilou na banda marcial da Escola Municipal Erny De Zorzi, do distrito de Vila Oliva. Cadeirante, ele contou com o apoio do cuidador Rafael Lorandi, 20 anos, que percorreu todo o trajeto da Sinimbu empurrando a cadeira de rodas. “Eu me senti muito feliz em desfilar. Gostei mais do final, das pessoas aplaudindo. Ensaiamos o mês inteiro. Se pudesse deixar uma mensagem, diria que não importa quem sejamos, temos que apresentar os nossos talentos”, defende Matheus. 

Também foi dia de estreia para a professora Grasielli Lorandi de Brito e para o vendedor Paulo César Port de Brito. O casal trouxe para a Sinimbu os filhos Miguel, de quatro anos, e Luísa, de apenas um ano e meio. “É a primeira vez que eles assistem. Viemos para mostrar a eles, para saberem como funciona. Gostamos muito, está muito bem organizado. Que bom que o tempo colaborou e que não desistiram de fazer o desfile”, comentou Grasielli. 

O Desfile da Independência contou com a abertura da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), apresentando as nove motocicletas novas que passaram a integrar a frota desde esta sexta-feira (06/09), quando também foram entregues veículos para segurança e saúde. A organização foi da Smel, junto à Coordenadoria de Comunicação, do Gabinete do Prefeito. Também auxiliaram o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR