Semma promove capacitação sobre podas para funcionários da RGE
13/08/2019 15:10 em Geral

A biológa Morgana Rech, do setor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), realizou durante a manhã desta segunda-feira (12/08) uma atividade com os funcionários da concessionária de energia do município, a Rio Grande Energia (RGE). A palestra teve como base salientar os pontos negativos que as podas drásticas causam, além de fornecer dicas e informar sobre as especificações do Decreto 19.571, de 2018.

 

A atividade é feita a cada dois anos com os funcionários da concessionária, a fim de contemplar os que entraram durante esse tempo, devido à rotatividade da empresa, além de reforçar para os que já fazem parte do quadro funcional. Diversas técnicas de poda foram abordadas para mostrar que, apesar do contato com a rede elétrica, é importante também pensar na situação da árvore, que se for bem podada, não trará mais problemas de crescimento em direção aos fios.

 

Precisamos atender bem os consumidores e para isso tem sido necessário atuar preventivamente com poda urbana no município de Caxias do Sul. Este treinamento tem sido uma prática dos últimos anos e tem trazido bons resultados. Serve de reciclagem para os funcionários que já possuem experiência e de orientação para os mais novos. O objetivo principal é fazer o alinhamento das melhores práticas de manejo da arborização urbana, para que as equipes realizem a atividade de afastamento da vegetação da rede elétrica com qualidade e respeito ao meio ambiente. A Semma tem sido nossa parceira, contribuindo para esse aperfeiçoamento”, comenta Elvis Gassen, gerente de operações de campo da RGE.

 

Além da preocupação com a vida dos exemplares arbóreos, as árvores que não foram podadas pela secretaria também continuam sendo monitoradas, a fim de garantir a preservação delas, sendo asseguradas por lei em caso de danificação ou fixação de materiais. A Semma também dispõe do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como objetivo propiciar uma qualidade melhor de vida para a população e cuidados ao meio ambiente dentro do espaço urbano.

 

Embora o treinamento seja responsabilidade da RGE, é uma maneira de garantirmos que a empresa prestará um serviço de qualidade e que melhorem cada dia mais. A Semma então realiza esses treinamentos, falando sobre a importância de executar bem as podas, do porquê não podar demais, de não fazer a poda drástica, ou que desequilibre a arquitetura da árvore. Frisamos principalmente as questões de poda adequada e os benefícios dessa prática”, explica a bióloga Morgana Rech.

 

RGE deve seguir as instruções presentes no Decreto 19.571, dentre elaa exigência de durante a realização da poda de afastamento da rede, que possui distâncias mínimas de segurança, remover somente o necessário para afastar da rede, de acordo com o tipo de rede (ecológica ou tradicional), e manter o equilíbrio da copa dos exemplares. Para a RGEficam apenas as situações em que há interferência ou contato com a rede elétrica, não sendo necessário pedido para a Semma.

 

Foto: Maria Antônia Nery

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR