Volume
Rádio Offline
Cozinha Comunitária do Mariani dobra atendimentos com nova modalidade
02/08/2019 14:13 em Bairros

A Cozinha Comunitária do bairro Mariani, vinculada à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), está distribuindo, em média, quatro mil refeições mensais, beneficiando 200 pessoas. Com intuito de ampliar os atendimentos, a gerência de Segurança Alimentar trocou a modalidade de restaurante para vianda, dobrando a quantidade de refeições servidas.

 

A unidade de alimentação e nutrição funciona de segunda a sexta-feira e, todos os dias, a população cadastrada leva um recipiente até a cozinha às 9h30 e busca com alimentos a partir das 11h30. Antes a Cozinha funcionava na categoria restaurante, onde as pessoas precisavam se deslocar a partir das 11h45 para almoçar no local. Agora elas podem comer em casa.

 

Kelly dos Passos Andreis, nutricionista da Smapa, salienta a importância dessa mudança. “Nas cozinhas comunitárias as pessoas conseguem ter acesso a uma refeição com alimentos que em geral não conseguiriam adquirir e preparar. Isso acaba por impactar diretamente na saúde dessa população. Agora, com essa mudança para o sistema de viandas, conseguiremos atingir mais pessoas do que na modalidade anterior”, resume Kelly. O cardápio varia entre arroz feijão, carnes, massas, polenta, legumes e verduras, resultando na utilização de aproximadamente 18 toneladas de alimentos por ano no processo de preparação das refeições.

 

A cozinha comunitária é essencial para Maria Iranita da Silva, 53 anos, moradora do loteamento Vila Verde. “As cozinhas são muito boas, minha casa acabou pegando fogo, estou reconstruindo minha vida. Com essa ajuda da prefeitura estou conseguindo passar o mês tranquilamente”, desabafa. Já Dilamar dos Santos, 29, moradora do Mariani, explica a importância do programa para sua família. “Eu sou solteira e tenho filho, os alimentos são fundamentais, assim consigo suprir as necessidades da minha criança. Agora com as viandas ficou bem melhor”, reforça. Atualmente, a cozinha comunitária do Mariani está beneficiando 160 pessoas.

 

A prefeitura investiu aproximadamente R$ 233 mil nas cozinhas comunitárias no primeiro semestre de 2019. Por meio delas, há disponibilidade de uma alimentação gratuita de qualidade, em quantidade adequada e com variedade de alimentos ricos em nutrientes. Mais informações sobre cadastramento de famílias e documentos necessários para inscrições pelo telefone (54) 3211.5943.

 

Foto: Ruan Alves

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR