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SMS alinha fluxo de atendimento entre UPA 24h e Clínica Clélia Manfro
30/07/2019 20:05 em Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma reunião nesta terça-feira (30/07) com representantes do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h), e da Clínica Clélia Manfro, mantida pelo Hospital Virvi Ramos. O objetivo foi realinhar fluxos de atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são encaminhados da UPA para a Clínica.

 

Atualmente, a Clínica recebe dois repasses mensais para atendimento via SUS: um de R$ 792 mil de subvenção/suplementação e outro de R$ 1 milhão para serviços de assistência médica e hospitalar para procedimentos de média complexidade. O convênio entre Município e a Clínica prevê o atendimento de até 100 pacientes por dia, 10 por hora, durante os meses de junho, julho e agosto, conforme Plano de Contingência para o inverno elaborado pela SMS. O transporte é feito pela própria prefeitura.

 

A reunião serviu para organizar melhor o fluxo de transferência dos pacientes da UPA para a Clínica, para que ninguém mais fique sem atendimento ou saia se sentindo prejudicado”, resumiu Júlio Freitas, titular da SMS. Freitas se refere ao caso de uma usuária que foi encaminhada à Clínica no dia 19/07, mas teve que retornar à UPA para ser atendida. “Foi uma falha de fluxo e já pedimos desculpas à senhora. Tanto o IGH quanto a Clínica reconheceram o erro e se comprometeram em realinhar a entrada e saída dos pacientes encaminhados via convênio”, completou o secretário.

 

Assim que a SMS tomou conhecimento da situação, a usuária foi contatada e a secretaria se colocou à disposição para esclarecer os fatos e fazer os encaminhamentos necessários.

 

Foto: Mateus Argenta

 

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