Volume
Rádio Offline
Prefeitura lança nova plataforma mobile para consulta técnica do GeoCaxias
23/07/2019 11:05 em Geral
O Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul – GeoCaxias – agora pode ser acessado também pelo celular. A plataforma mobile foi lançada pela administração e permite maior facilidade e praticidade ao acesso. O sistema, disponível no site da prefeitura (caxias.rs.gov.br), traz diversos mapas públicos da cidade, que mostram imagens aéreas captadas desde 1955. É possível consultar nomes oficiais de ruas, número de lotes e quadras, zoneamento urbano dos loteamentos, e limites dos bairros e das áreas urbana e rural.

O GeoCaxias é gerenciado pela Diretoria de Informações Geoespaciais (Digeo), que integra a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan). As informações são abertas à comunidade e utilizadas, principalmente, por profissionais da área de construção civil e investidores.

“A versão mobile representa uma modernização do sistema e gera praticidade para quem precisa consultar qualquer informação. Assim como outras tecnologias, o GeoCaxias poderá ser consultado pelo celular, em qualquer hora e lugar, facilitando a rotina de quem trabalha em obras e edificações”, reforça o titular da pasta, Fernando Mondadori. A nova ferramenta mobile faz parte do Programa de Modernização do Planejamento Urbano, desenvolvido pela Seplan. Nele, já foram investidos R$ 415.252,08 somente em sistemas e consultorias especializadas.

A consulta aos mapas é pública e gratuita e fica disponível na página inicial do site da prefeitura, em Serviços mais Procurados, no link GeoCaxias 
(https://geopublico.caxias.rs.gov.br/geocaxias/login). Além do acesso online, a Digeo também disponibiliza o GeoCaxias em um computador, no terceiro andar do Centro Administrativo, para consulta presencial.

 

Foto: Elen Sanches

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR