Secretário de Obras vistoria abertura de estrada entre Caxias do Sul e Gramado
23/07/2019 09:43 em Cidades

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), engenheiro Leandro Pavan, vistoriou nesta sexta-feira (19/07) as obras de abertura da Estrada Municipal Luiz Daneluz, também conhecida como Estrada do Raposo. O local fica no distrito de Vila Oliva, a caminho do município de Gramado. A via passa por obras de alargamento, com vistas ao futuro aeroporto regional da Serra Gaúcha. Desde o início do mês, a Smosp trabalha no desmanche de um paredão de pedras de 250 metros de extensão, 15 metros de altura e quatro metros de largura. O ponto fica próximo à ponte sobre o rio Tigrinho, junto a um precipício 100 metros de altura.

 

A pasta atua na abertura da estrada desde outubro, com grandes detonações. A obra tem progredido satisfatoriamente, mas não é possível precisar prazo para a liberação do trânsito, que segue totalmente bloqueado no trecho. O local que recebe alargamento tem em torno de 10 quilômetros. A obra contempla ainda terraplenagem e drenagem. Todo o trabalho – desde a topografia, o projeto, as sondagens, o maquinário e os operadores – é executado pela Smosp.

 

"Nossos servidores trabalham agora com uma perfuratriz pneumática, para abrir furos de até nove metros de profundidade. Esses espaços serão preenchidos com os explosivos necessários para a detonação, com espaçamento estudado de acordo com a necessidade", explica Pavan. A estimativa da pasta é utilizar quase três toneladas de explosivos na frente de obra que vem sendo trabalhada. As rochas retiradas do paredão serão utilizadas na própria estrada.

 

Como desvios, os motoristas devem utilizar a Estrada da Grota (veículos de passeio) ou a Estrada de Tunas Altas (demais veículos). O bloqueio permanecerá por tempo indeterminado, dependendo das condições climáticas para execução dos trabalhos e do material encontrado com as detonações.

 

Foto: Luciane Modena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR