Volume
Rádio Offline
Formação para professores da rede municipal de ensino ocorre neste sábado
04/07/2019 10:39 em Ensino

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promove formação continuada para cerca de 1500 professores da rede municipal de ensino neste sábado (06/07/19). O encontro, que ocorre no turno da manhã na sede da Fundação Marcopolo, é voltado para os docentes concursados em Área I, ou seja, aqueles profissionais que lecionam para os estudantes do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental.

 

Com o tema “Saúde mental: desafios da sala de aula”, a formação contará com a palestra da psicóloga Débora Cristina Fava Melo, que falará sobre Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), como entender e lidar com comportamento desafiador na sala de aula.

 

Débora Fava é doutoranda em Psicologia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) com estágio de pesquisa na Palo Alto University (USA) e Mestre em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva na infância e adolescência em diversos estados do Brasil.

 

O evento contemplará quatro horas, das 40 horas de efetivo trabalho de professor, configurando-se como convocação aos profissionais. “O Transtorno Desafiante Opositor e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são transtornos comuns na sala de aula e, algumas vezes, se confundem com comportamentos normais desafiadores das crianças e adolescentes. Para sabermos como lidar melhor com essa questão, a psicóloga Débora Fava estará conosco, dando dicas de manejo dessas situações.”, aponta a diretoria pedagógica da Smed, Flávia Basso Morés.

 

Ainda de acordo com a diretora, com a previsão de frio extremo, a Secretaria da Educação está adequando o ambiente do evento para receber os participantes. “Sábado também teremos um outro desafio, participar da formação com previsão climática que indica temperaturas baixas. Desta forma, a equipe da pasta buscou alternativas para tornar o espaço mais acolhedor e agradável para o encontro dos professores.”, destaca.

 

A formação continuada para os professores concursados em Área II (6o ao 9o ano) ocorreu no dia 30 de março, também na Fundação Marcopolo, com o tema “Olhares sobre a adolescência: de boas com a gurizada”.

Foto (formação para professores de Área II): Renata Zanatta

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR