Volume
Rádio Offline
Festival Varilux encerra com recorde de público em Caxias do Sul
01/07/2019 17:25 em Cultura

Pela terceira vez em Caxias do Sul, o Festival Varilux de Cinema Francês reuniu cerca de 1,5 mil espectadores no período em que ficou em cartaz, de 6 a 30 de junho. É o maior público nas três edições do festival. No ano passado, 1.050 pessoas prestigiaram a cinematografia francesa, enquanto cerca de mil espectadores foram envolvidos com as produções em 2017.

 

A edição de 2019 exibiu 17 longas-metragens e as projeções aconteceram no Centro de Cultura Ordovás. Espectador do festival, Cristian Bettiol, formado em Tecnologia da Informação, acredita que os filmes apresentados permitem uma imersão na cultura francesa, seja por meio do comportamento, das piadas, das relações e a sua maneira de encarar os problemas. “São filmes mais "cult" que abordam vários temas e tabus da sociedade francesa, e que nos fazem refletir sobre estes mesmos problemas dentro da nossa realidade", comentou.

 

O diretor da Sala de Cinema Ulysses Geremia, Gilmar Marcílio, assinalou que além da qualidade excepcional dos filmes exibidos, que contemplam todos os gêneros, o público superou as expectativas. “O cinema europeu, notadamente o francês, evidencia que ainda continua tratando o público como adulto e inteligente.” destacou.

 

Matinê

Com o fim do festival, cuja última exibição ocorreu neste domingo (30/06), a Sala de Cinema Ulysses Geremia segue com a programação normal. As sessões da Matinê às 15h continuam normalmente durante o mês de julho. As entradas são gratuitas. Confira os filmes do mês de julho clicando aqui.

 

Foto: Madeleine Reis

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR