Volume
Rádio Offline
UCS | Vestibular de Inverno para cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia: divulgação dos classificados ocorre no dia 3 de julho
01/07/2019 11:24 em Ensino

Prova foi realizada neste domingo, 30 de junho, no Campus-Sede da Universidade. Para os demais cursos de graduação da Instituição, o processo seletivo é contínuo, permitindo o ingresso em qualquer momento do semestre

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular Regular de Inverno para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia da UCS será divulgada no dia 3 de julho, quarta-feira, no site ucs.br. O concurso ocorreu neste domingo, dia 30 de junho, nos Blocos E, F e H do Campus-Sede da UCS.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada ocorre no dia 5 de julho, no Bloco I do Campus-Sede, sala 107 (para o curso de Medicina, às 9h; para o curso de Medicina Veterinária, às 14h; e para o curso de Odontologia, às 16h). O cronograma de divulgação dos aprovados nas demais chamadas, bem como das datas para as matrículas, está disponível no site da UCS (www.ucs.br/site/vestibular/matriculas/)que também lista procedimentos e documentos necessários.

Prova

Apesar da chuva que marcou o domingo, o processo seletivo ocorreu de forma tranquila, sem atrasos ou contratempos, explica a coordenadora do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, creditando o resultado à metodologia de trabalho adotada e ao comprometimento de todas as equipes envolvidas na organização e realização da prova.

Nesta edição do Vestibular, os candidatos tiveram cinco horas para completar a prova, constituída por redação e 50 questões de múltipla escolha: dez de Língua Portuguesa; dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês); dez de Conhecimentos Gerais; dez de Biologia; e dez de Química.

Para a redação, foram apresentados três temas, que, segundo a coordenadora do Vestibular, se conectam à realidade, à atualidade e ao conhecimento de mundo. Confira:
Proposta 1: Por que as pessoas mentem?
Proposta 2: Atualmente, é possível aproveitar o dia (o hoje) sem pensar no futuro (no amanhã)? Por quê?
Proposta 3: Por que governos de alguns países relutam em aceitar refugiados?

O gabarito está disponível em: bit.ly/GabaritoVestibularUCS.

Ingresso no Ensino Superior

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destaca o Vestibular como um ritual de passagem, que marca o ingresso no Ensino Superior e a opção por uma profissão. "É decisivo aos estudantes para sua definição profissional, sua realização pessoal e como cidadãos", explica. O reitor reforça o diferencial de o processo formativo ocorrer dentro de uma Universidade. "A UCS está entre as melhores do país e mantém uma atuação de busca pela excelência, reinvestindo recursos na evolução da própria instituição, com atuação em pesquisa, conexão com empresas e comunidade, além de contribuir com a sociedade a partir da missão de ajudar a desenvolver o projeto de vida de cada aluno, conforme seus sonhos e desejos". O momento reitera esse compromisso da UCS com a efetivação dos projetos de vida dos jovens e de suas famílias,complementa a pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, enaltecendo a importância do envolvimento, acolhimento e prestígio a todos os atores envolvidos – alunos, familiares, cursinhos, professores, coordenadores, gestores, entre outros integrantes do processo.

Simulado

Este domingo também foi dia de simulado, tanto para treineiros dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia – que realizaram a prova nos moldes do Vestibular Regular – quanto para interessados em testar os conhecimentos para os demais cursos de bacharelado, licenciatura e a graduação em Biblioteconomia EaD – que realizaram prova de redação.

Para a redação dos treineiros, foram apresentados os seguintes temas:
Proposta 1: A criatividade é a chave para enfrentar os desafios da atualidade? Por quê?
Proposta 2: É possível conviver harmoniosamente com posicionamentos contrários aos seus? Por quê?

Processo Seletivo Contínuo

Para os demais cursos de graduação da UCS, o processo seletivo é contínuo, permitindo o ingresso em qualquer momento do período letivo. A seleção ocorre mediante aproveitamento da nota da redação no Enem, em vestibulares da UCS ou por meio de prova de redação – a próxima edição ocorre no dia 25 de julho, às 19h, no Campus-Sede e nos campi da UCS na região.

Mais informações sobre os processos seletivos no site ucs.br e pelos contatos (54) 3218.2145 e atendimento@ucs.br.

 

Foto: Claudia Velho

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
SHR