OFICINA VIVÊNCIAS MUSICAIS PARA EDUCADORES – 24 DE FEVEREIRO EM CAXIAS DO SUL

OFICINA: MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS (4 horas)

Ministrante: Prof. Leila Sugahara (São Paulo) – 9h às 13h
As atividades musicais proporcionam o desenvolvimento da coordenação motora, da fala, da musicalidade e da afetividade de forma integral e integrada dos bebês. Esta oficina busca oferecer subsídios teórico-práticos para o trabalho de musicalização com bebês de 0 a 2 anos de idade, envolvendo a escolha de repertório, jogos e materiais adequados a essa faixa etária a partir de estudos da psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento da criança. Serão desenvolvidos jogos gestuais cantados e histórias musicadas acompanhadas por instrumentos musicais e brinquedos sonoros. Tragam uma boneca para simular o bebê.
OFICINA: O LÚDICO E A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 horas)
Ministrante: Prof. André de Oliveira – 14h30 às 18h30
A oficina visa despertar de forma clara e objetiva a musicalidade dos educadores para que se tornem aptos a desenvolver trabalhos de musicalização com crianças de educação infantil e series iniciais. Os participantes vivenciarão práticas que envolvem o contato com a música de forma ampla e criativa. São atividades específicas, direcionadas aos educadores que queiram trabalhar com musicalização infantil. Noções básicas de teoria musical: notas musicais, ritmo, melodia, etc.; Repertório de canções infanto-juvenil, canções de roda e canções para datas comemorativas; Danças circulares; Música e movimento corporal; Exercícios rítmicos com corpo, objetos e instrumentos; Jogos lúdico-musicais;
Obs.: Será disponibilizada para as duas oficinas uma APOSTILA. Os áudios das músicas serão disponibilizados no dia da oficina, cada participante precisa trazer um PEN DRIVE para copiar.
PÚBLICO ALVO PARA AS DUAS OFICINAS:    Professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, professores e estudantes de música e educadores em geral, profissionais da dança, teatro e artes em geral.
DATA E HORÁRIOS:  Dia 24 de Fevereiro de 2018 – das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30
As oficinas são conjuntas. Não existe a possibilidade de participar somente de uma delas. Certificação de 10 horas.
 
LOCAL: Teatro do Encontro – Rua: Ernesto Alves nº 143 Bairro N. Sra de Lourdes – Caxias do Sul RS

INVESTIMENTO: (vagas limitadas)
* R$ 200,00 (duzentos reais) à vista com depósito bancário em 3 dias após confirmação da inscrição.

INSCRIÇÕES
* Envie pedido de inscrição com nome completo, profissão, nro de celular e informe a opção de pagamento para andrecxs@uol.com.br 

* Logo após recebermos sua inscrição retornaremos por email e por whats informando os dados para depósito bancário.
* Após depósito bancário é obrigatório o envio do comprovante de pagamento.

LEILA SUGAHARA – Doutora e mestre em Educação: Psicologia da educação pela PUCSP. Realizou pesquisas sobre música, teoria walloniana, escuta musical e representações sociais. É pianista, pedagoga e educadora musical, tendo como foco a formação de professores de música e o ensino de piano para crianças. Professora dos cursos de Licenciatura em música da Faculdade Cantareira, nas disciplinas de Prática de ensino, Metodologia de pesquisa em música, Psicologia da educação, Conjuntos instrumentais, Orquestração e Repertório didático. Presta assessoria e consultoria nas áreas de educação e educação musical para instituições públicas, privadas e do terceiro setor. É autora do livro “Primeiras notas; a música na educação infantil” da Editora Lybbro. Criou os métodos de ensino Musickids e Rededuc kids. Idealizou e coordena as oficinas de musicalização para professores do Conservatório Beethoven desde 1997. É editora do portal Rededuc (www.rededuc.com). Atuou como professora de música em conservatórios musicais, no ensino básico, em creches públicas e no terceiro setor. Desenvolveu materiais didáticos para o ensino de música: jogos para aulas de piano, música se aprende brincando e jogo desafio musicalhttp://loja.rededuc.com.br.

ANDRÉ DE OLIVEIRA – Licenciado em Filosofia pela FAFIMC em Viamão RS. Pós Graduado em Música e Musicalidade pela FSG em Caxias do Sul RS. Tem formação musical em canto, violão e teclado, tendo participado de cursos de musicalização infantil com renomados educadores brasileiros em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Atua como produtor musical e de teatro. É educador musical em escolas de educação infantil e ensino fundamental na rede particular de ensino de Caxias do Sul e professor nas disciplinas de Musicalização Infantil e Corpo Expressão e Movimento no curso de Pós Graduação da Faculdade São Fidélis/CENSUPEG polo Nova Petrópolis/RS. Como cantor gravou 4 CDs. É proprietário da Primeiro Tom Educação Musical em Caxias do Sul RS, onde ministra cursos de musicalização de bebês e musicalização infantil, teclado, canto e violão. É maestro de coral infantil e adulto religioso. Ministra regularmente oficinas de musicalização para professores.