CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) É PRORROGADO ATÉ MAIO

Essencial para a regularização da propriedade, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) teve o prazo estendido, por decisão federal, até o dia 31 de maio de 2018. No Município, o cadastramento é feito a partir de uma ferramenta online, mediante agendamento de horário com técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), pelo telefone (54) 3901.1445.
Iniciado em 2014, o CAR conta com 5.198 cadastramentos em Caxias do Sul, sendo 1.166 feitos no ano de 2017. A cidade foi reconhecida pelo Serviço Florestal Brasileiro como destaque no serviço: além do cadastramento, é feita uma análise ambiental da propriedade, explicando detalhadamente o Código Florestal para cada agricultor.
Para fazer o cadastro, são necessários uma conta de luz e documentos da propriedade (escritura, certidão ou contrato de compra e venda). Os que não possuírem tais documentos, devido ao imóvel estar em regularização judicial, podem fazer o cadastro desde que apresentem um atestado que comprove a situação.

O que é o CAR?

Criado pela Lei 12.651/12, que instituiu o Novo Código Florestal Brasileiro, o CAR consiste em um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. Nele são cadastradas as áreas de vegetação nativa, áreas de preservação permanente e áreas de ocupação consolidada. Por meio do cadastro é possível promover a regularização ambiental da propriedade, além de garantir direitos ao agricultor, como o licenciamento ambiental, financiamentos e benefícios concedidos pelo governo federal.