DEFINIDA A COORDENAÇÃO ARTÍSTICA DA CIA.MUNICIPAL DE DANÇA PARA TEMPORADA 2018

A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul (SMC) anunciou, nesta segunda-feira (18/12/17), a coordenação artística da Unidade de Dança para a temporada 2018. A escolhida foi a bailarina e coreógrafa Andrea Spolaor, de 40 anos. Ele assume com a missão de desenvolver o calendário de ensaios e apresentações da Cia. Municipal de Dança e da Escola Preparatória.

Andrea, que já atuou na unidade como professora entre 2009 e 2011, buscou formação em Porto Alegre nas áreas de ballet clássico, dança contemporânea e técnicas corporais chinesas. Atualmente é acadêmica do curso de Licenciatura em Dança, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2000, Andrea foi a única brasileira a participar e vencer o XI Concours Internacional de Danse de Paris, na França. Na volta ao país, integrou a Cia. de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e fez parte do elenco fundador da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre.

Entre outras atividades, Andrea criou, em parceria com Juliano Rossi, o Dança e Saúde. Trata-se de uma plataforma de ensino a distância (EAD) em dança e outras técnicas. Em sete meses de existência, os vídeos são acompanhados em 10 países e mais de 15 estados brasileiros.

Segundo o secretário municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto, Andrea agregará conteúdo e visibilidade à Unidade de Dança. “É uma profissional reconhecida e respeitada pelo seu trabalho no mundo da dança. Tenho certeza de que veremos espetáculos belíssimos na próxima temporada. Ao mesmo tempo, quero agradecer o trabalho desempenhado pelo coreógrafo Ney Moraes que trouxe muita personalidade à Companhia”, destaca.

Além de Andrea, a Unidade de Dança conta ainda com a coordenação de Marina Vilchez, que acumula a coordenação da Unidade de Música. A Cia.Municipal de Dança mantém o corpo de 10 bailarinos para 2018. Já a Escola Preparatória terá audições para novos alunos em março de 2018.

Unidade de Cinema e Vídeo

O filósofo e servidor municipal Gilmar Marcílio é o novo coordenador da Unidade de Cinema e Vídeo da SMC. Marcílio acumulará a coordenação da unidade com a coordenação da Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Grande apreciador de cinema, ele chegou a gerenciar a sala Ulysses Geremia, antes da criação da unidade. Atualmente a sala está em recesso, mas deve voltar com nova programação em 18 de janeiro.