NATAL EM FAMÍLIA REÚNE 4 MIL PESSOAS NA UCS

Em sua quarta edição, o Natal em Família na UCS reuniu 4 mil pessoas no Centro Cívico do Campus-Sede na noite deste sábado, 16 de dezembro. Embalado por um repertório natalino, o público acompanhou o concerto da Orquestra Sinfônica da UCS, regido pelo maestro Manfredo Schmiedt,diretor artístico do evento, com solos de Suellen Matter (soprano), Ricardo Barpp (baixo) e a participação do Coro da UCS, do Coro Sinfônico da OSPA e do Coro Juvenil do Moinho – UCS.

Sob um quente entardecer azul-alaranjado, a comunidade lotava o ambiente na expectativa para a apresentação que se iniciou com a primeira música do CD da Orquestra, a Abertura Festiva composta em homenagem aos 50 anos da UCS. O concerto aberto à comunidade pontuou o lançamento do segundo CD da Orquestra, com a participação da pianista Olinda Allessandrini, e os presentes ainda acompanharam a encenação do Auto de Natal pelo grupo de teatro Quiquiprocó. No encerramento de uma apresentação marcada pela interação da plateia e pelo clima de diversão em família, o público vibrou com a presença do Papai Noel e um espetáculo pirotécnico.

 Família

Entre as famílias que marcaram presença estava o casal Guilherme e Fernanda Fantinel, pela primeira vez no Natal em Família, que acompanhou a celebração junto dos filhos Pietro e Caetano. “A apresentação da Orquestra e do teatro é muito agradável, e o acesso ao evento se estende a todos, independente de faixa etária e social”, aprovaram.

Os docentes Patricia Montemezzo e Giovani Rocco, que vieram com as filhas Joana e Mariana, ressaltaram que a realização no final de semana, novidade deste ano, facilita a participação. “Todos os eventos da UCS são muito bonitos, e a Orquestra é maravilhosa”, definiu Patrícia.

Homenagens ao cinquentenário

Encerrando as celebrações ao cinquentenário da Instituição, o Natal em Família também foi momento de homenagens, especialmente para osintegrantes da Comissão dos 50 anos da UCS, formada por Aldo Francisco Migot, Anthony Beux Tessari, Dimas Augusto Felippi, Eliana Rela, Gelson Leonardo Rech, Isidoro Zorzi, Jacob Raul Hoffmann, Jaime Luiz Lovatel, Jayme Paviani, José Clemente Pozenato, Luiza Horn Iotti, Moacir Lazzari e Renato Henrichs.

Representando a Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS), a presidente Rejane Remussi comemorou o final de um ano especial para a Instituição. Ela celebrou o esforço e empenho de professores e funcionários e o trabalho por eles realizado, “do tamanho da Instituição, com respeito à sua história, valor e relevância para o desenvolvimento da região”.

O presidente da Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), o professor João Vicente Franco de Godolphim, lembrou da contemplação dos bustos dos fundadores, recém-instalados em memorial no Campus-Sede, a acontecimentos como o Natal em Família, bem como a formação e estrutura da Universidade. Ele parabenizou pela dedicação funcionários e professores – estes com uma “capacidade permanente de formar e transformar,renovando-se ao mesmo tempo”.

O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, também em nome do presidente do conselho diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, oprofessor Ambrósio Luiz Bonalume, saudou os presentes lembrando dos fundadores, a quem definiu como visionários no estabelecimento da educação superior. “Deixo nosso abraço e reconhecimento também a professores, alunos e funcionários, por tornarem a UCS o que é: uma referência em ensino, pesquisa e extensão. Pelo trabalho de todos estamos entre as melhores Instituições”, comemorou.

 Álbum UCS

O Natal em Família também foi palco para o lançamento do álbum UCS: 50 Anos de Uma Universidade Comunitária (Foto 2). Criada especialmente para registrar a história da instituição, a publicação narra diferentes eventos a partir da memória de professores, egressos e outros sujeitos do processo histórico institucional dos primeiros 50 anos da UCS, ilustrados em seis capítulos temáticos com cerca de 300 imagens.

Editada pela Educs, a obra foi organizada pelo chefe de gabinete da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, em parceria com os professores Anthony Beux Tessari, diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural, e Eliana Rela, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em História da UCS, além do coordenador da Educs, Renato Henrichs.

Repertório

Abertura Festiva em Homenagem aos 50 anos da UCS (Christoph Küstner); Agnus Dei (Michael W. Smith/Arr. Geremias Freitas); Amazing Grace (John Newton/Arr. Alexandre Ostrovski); Natal Todo o Dia (Maurício Gaetani (Roupa Nova)/Arr. Davi Coelho); Dias Melhores (Jota Quest/Arr. Sandro Souza); Christmas, A Medley of Well-known Carols (Arthur Harris); O Holy Night (Adolphe Adam/Arr. Roberto Tibiriçá); Meu Menino Jesus (Roberto Carlos/Arr. Davi Coelho); Adeste Fideles (John Francis Wade/Arr. Alfred Hülsberg), Happy X-mas (War is Over) (John Lennon/Arr. Arthur Barbosa); Jingle Bells (James Lord Pierpont/Arr. Alfred Hülsberg), Marcas do que se Foi (Ruy Maurity e José Jorge (Os Incríveis)/Arr. Davi Coelho); eO Happy Day (Spiritual/Arr. Alexandre Ostrovski).

O Natal em Família na UCS foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio cultural da Unimed Nordeste – RS. Contou ainda com o apoio institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul – CDL, da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Caxias do Sul – ADCE e da Gollo Fecit.

Foto: Claudia Velho/Lais Dal Picolli

11

 

Área de Imprensa e Mídias Digitais /Assessoria de Comunicação