CONFIRA AS ATRAÇÕES DA AGENDA CULTURAL OBSERVATÓRIO

A Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), promove neste sábado (16/12) um cine-debate para discutir sobre a doença Alzheimer. O evento ocorre na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, com o apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) e da Coordenadoria do Idoso da Fundação de Assistência Social (FAS).

O Ordovás exibirá o curta-metragem Erva Daninha, produzido no Rio de Janeiro (RJ) por alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC). Após a exibição, ocorrerá um debate com a participação da atriz gaúcha que protagoniza o curta, Danuza Formentini, com a enfermeira, psicopedagoga e coordenadora da Abraz Caxias do Sul, Silvana Poltronieri Lamers, e com a psicóloga de grupo da Abraz Caxias do Sul, Fernanda Bianca Garcia.

O objetivo é prestar esclarecimentos sobre o Alzheimer, mostrando a importância do cuidado e da compreensão dos efeitos da doença. Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude, explica que um dos intuitos do debate é refletir sobre o papel da família, sobretudo dos jovens, nos cuidados aos idosos. “Queremos que os jovens reflitam sobre a importância de valorizar o diálogo e o convívio com as demais gerações”, ressalta. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

 Erva Daninha

O curta-metragem Erva Daninha conta a história de Marina, uma jovem entusiasmada com o fato de morar sozinha na cidade grande. Mas, após finalmente se mudar, encontra-se em uma situação de incômodo com o apartamento vizinho, que acaba ensinando a ela grandes lições de convivência e respeito. O curta tem 13 minutos de duração e é dirigido por Sérgio Salles.

ERVA DANINHA