ATRAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS LEVARAM CERCA MIL PESSOAS À ESTAÇÃO FÉRREA

Neste dia 10 dezembro de 2017, tivemos muitos atrações diferentes onde os moradores de Caxias do Sul puderam  a aproveitar o dia ao ar livre, no Largo da Estação Férrea. O já tradicional Domingo na Estação chegou à 10ª edição e trouxe na bagagem apresentações culturais e artísticas para celebrar os 20 anos da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
1
Durante a tarde, a Mamãe Noel convidava as crianças para ouvirem histórias de Natal sob uma árvore de livros. O casal Cleiton e Carla Galindo mora nas proximidades da Estação Férrea e levou os filhos, Thiago, nove anos, e Caio, de cinco, para interagir com a personagem e o imaginário natalino. “É fundamental estimular a leitura. Contamos histórias para eles todos os dias, antes de dormir. Ter alguém que faça isso em um evento como esse, ao ar livre, só agrega aprendizado”, comenta Cleiton.Às 17h, o Coral Municipal abriu as apresentações artísticas com o espetáculo “Concerto Brasileiro”. Sob a direção artística de Renato Filippini, o espetáculo reverenciou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). O encerramento ficou por conta da dobradinha entre a Orquestra Municipal de Sopros e a Cia. Municipal de Dança, que deram vida ao espetáculo cênico-musical “Aldeia dos Festivais”, uma realização da SMC em parceria com o SESC Caxias. Sob regência do maestro Fernando Berti e assinatura coreográfica de Ney Moraes, os músicos titulares receberam convidados especiais, que animaram o público.
2Para o secretário municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto, essa última edição do ano do Domingo na Estação, reforça a boa interação e carinho que a comunidade tem com o espaço histórico da cidade.
“Essa edição é especial por vários motivos: por encerrar o ano de atividades e por marcar, mesmo que de maneira singela, o aniversário da Secretaria. Certamente o evento se consolida como uma alternativa de programação aos fins de semana na cidade”, pontua.
Feira Sem Fronteiras e Semana da Acessibilidade
A Estação Férrea também foi o endereço escolhido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), para marcar o encerramento da Semana da Acessibilidade 2017. Com o tema “Diferentes Vidas, Direitos Iguais!”, o objetivo da ação foi promover o debate da inclusão e ampliação da cidadania de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Essa é a primeira vez que se dedica uma semana inteira à acessibilidade. Tivemos um bom retorno e a confirmação de novas parcerias para o próximo ano, como da Apae”, destaca o titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Tibiriçá Vianna Maineri.A Feira Sem Fronteiras deste mês deixou a Praça das Feiras e também se integrou à Estação Férrea. Mais de 180 expositores comercializaram peças de artesanato e também itens gastronômicos. Foi uma oportunidade para os visitantes anteciparem as compras de Natal. A programação contou com uma apresentação teatral contando a história do nascimento de Jesus Cristo, além de atrações musicais. A Feira Sem Fronteira faz agora uma pausa no período das férias e retorna em março de 2018.
 33
Fotos: Róger Ruffato