PAINÉIS DE VOO SÃO INSTALADOS NO AEROPORTO REGIONAL HUGO CANTERGIANI

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, recebeu uma novidade na última semana. Painéis de voo foram instalados no saguão principal e na sala de embarque do aeroporto, oferecendo mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os quatro voos regulares em operação na cidade.

Segundo o diretor do aeroporto, Alexandre Debiasi, os painéis fazem parte do Sistema Informativo de Voos (SIV), onde um equipamento exibe em tempo real a situação das viagens, como horários de chegada e de partida das aeronaves, companhias aéreas e observações, além do fechamento dos portões. O outro monitor veicula as últimas notícias, cotação do dólar e vídeos, por exemplo. Além disso, conforme contrato com uma empresa responsável pela exploração do serviço, o sistema permite a veiculação de publicidade paga nos monitores.

11

“A instalação dos painéis não gerou custo para o poder público, que receberá ainda um percentual dessa publicidade como contrapartida. É mais um caso onde a tecnologia é fundamental para tornar a informação mais rápida, evitando que os passageiros precisem procurar o balcão de informações para saber sobre os voos”, destaca Debiasi.

Anteriormente, os passageiros eram informados sobre os voos apenas pelo sistema de som, que continua em funcionamento. Com passagem comprada para retornar a Ribeiro Preto (SP) depois de dois dias em Caxias do Sul, o engenheiro Cesar Fernandes, de 34 anos, acompanhava a situação do voo pelo painel. Frequentador de aeroportos pelo país, ele contou que a novidade é importante para melhor atender os passageiros. “Faz muita falta não ter onde acompanhar os horários e as previsões dos voos. Também acaba sendo uma distração para quem está aguardando”, afirma.

22

Fotos: Leonardo Portella

 Outras novidades

Desde o início do ano, o aeroporto vem recebendo melhorias na infraestrutura. A principal delas é um novo balcão de informações, instalado no meio do saguão, responsável por atender a demanda de quase 800 pessoas que passam pelo local todos os dias. Também estão em obras a implementação do estacionamento anexo ao aeroporto, com previsão de criação de 142 vagas. A empresa responsável pela gestão do espaço informou à direção do aeroporto que deve iniciar a operação do estacionamento em 20 de dezembro.

Em setembro, a pintura da pista das aeronaves foi revitalizada e o saguão recebeu piso tátil, facilitando a acessibilidade no aeroporto. Outra novidade foi a instalação de painéis fotográficos que retratam pontos turísticos de Caxias do Sul na sala de embarque, projeto coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo (Semtur).