FEIRA SEM FRONTEIRAS ESPECIAL DE NATAL NA ESTAÇÃO FÉRREA

No dia 12 de dezembro de 2017, tem Feira Sem Fronteiras – edição especial de Natal em Caxias do Sul. Desta vez, o evento será na Estação Férrea, em frente à Biblioteca Parque Largo da Estação, com diversas apresentações natalinas. Além disso, os mais de 180 expositores trarão produtos temáticos para a data de final de ano, com preços mais acessíveis para o público.
A feira também terá uma Cantata de Natal, com uma apresentação teatral contando a história do nascimento de Jesus Cristo, junto com muito canto e música. A campanha Adote por Amor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) também estará presente, trazendo diversos animais do Canil Municipal para adoção. A Feira Sem Fronteiras é neste domingo (10/12), das 13h às 19h, com entrada aberta ao público.

Domingo na Estação

Durante a Feira Sem Fronteiras, também será celebrado o Domingo na Estação, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O evento traz na bagagem 10 edições de muita música, dança e contação de histórias. A programação artística inicia às 17h, com o espetáculo “Concerto Brasileiro”, do Coral Municipal de Caxias do Sul, sob a direção artística de Renato Filippini. O frevo, o maracatu, a canção e o samba são elementos que se fazem presentes na apresentação do grupo, que busca reverenciar clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).
Já no encerramento, o público pode conferir a dobradinha entre a Orquestra Municipal de Sopros e a Cia de Dança, que dá vida ao espetáculo cênico-musical “Aldeia dos Festivais”. Sob direção musical e regência do maestro Fernando Berti, os músicos titulares recebem convidados especiais como o pianista Frâncio Rodrigues, o guitarrista Marcos De Ros e o violonista Marcelo Vanazzi. Os solistas Alexon Mendes, Aretha Lima, Fran Duarte e Sandro Stecanella também integram o programa, que traz a assinatura coreográfica de Ney Moraes.
Essa edição do Domingo na Estação também marca o aniversário de 20 anos da SMC. Ao longo da tarde, uma árvore de livros convida as crianças para uma contação de histórias de Natal sob ela.

Semana da Acessibilidade de Caxias do Sul

O encerramento da Semana da Acessibilidade também se dará na Feira Sem Fronteiras deste domingo. A partir das 14h, estão programados shows da violinista Florença Sanfelice, da cantora Nicolle Santos, do coral do Instituto da Audiovisão (INAV) e ainda uma poesia do silêncio.
A Semana da Acessibilidade iniciou na segunda-feira (05/12) com uma programação totalmente gratuita e aberta ao público, com desfiles, caminhadas, espetáculos, rodas de conversa e ações educativas. Todos os eventos terão audiodescrição e interpretação em Libras. Com o tema “Diferentes Vidas, Direitos Iguais!”, o objetivo é promover o debate da inclusão e ampliação da cidadania de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de valorizar a democratização do acesso às estruturas urbanas. Outra finalidade é que todos possam desfrutar das oportunidades existentes: cultura, espaços de lazer, edifícios, comunicação, serviços, emprego e participação cívica.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

1