CONSULTA POPULAR TEM MAIORIA FAVORÁVEL À CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO EM CAXIAS DO SUL

O prefeito Daniel Guerra assinou, nesta quarta-feira (06/12/17), um ofício que será encaminhado ao governo do Estado com a manifestação de interesse do Município em sediar a construção de uma nova unidade prisional. A decisão resultou de uma consulta popular online, promovida de 20 de novembro a 03 de dezembro. Do total de 537 votos válidos, 412 foram favoráveis à construção do presídio (76,72%), enquanto 125 foram contrários (23,28%). No total, 648 votos foram registrados, mas 111 pessoas preencheram números inválidos ou repetidos do título de eleitor, ou ainda de outros municípios.

A verba para construção do presídio é do governo federal. Cabe salientar que o Município apenas manifestará interesse em sediar a unidade, mas a decisão final sobre a construção é do governo do Estado, responsável pela obra.

O formulário esteve disponível na capa do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no ícone “Consulta pública”, e ainda na página oficial no Facebook (www.facebook.com/prefeituradecaxias). A votação foi encerrada no dia 04 de dezembro. A conferência da validade dos votos foi feita por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).