COMUNIDADE PREPARA A FESTA DE SANTA LÚCIA

A comunidade Santa Lúcia, pertencente à Paróquia Santa Catarina, irá celebrar a festa de sua padroeira, nos dias 09, 10, 12 e 13 de dezembro. A programação terá início no sábado 09,  às 16h, com a Caminhada da Paz, promovida pela Associação de Moradores. O ponto de saída será na rua Jacob Luchesi, em frente à igreja. Os organizadores pedem que os participantes usem camisetas brancas.
Ainda no sábado acontece a 14ª edição do Natal na Rua. O evento, acontecerá na rua Alberto Alves e consiste num encontro de famílias que no domingo à tardinha tomam partilham chimarrão, alimentos e fortalecem os vínculos de amizade. Às 20h, será celebrada a Missa campal, num altar montado próximo às residências. Em 2016, mais de 200 pessoas participaram do encontro. A organização pede que os participantes levem velas, que serão utilizadas para iluminar o local, nesse momento de oração, além de 1kg de alimento não-perecível que será encaminhado às famílias necessitadas.
A rua já está decorada com presépios, árvores de Natal e outros enfeites concebidos a partir de materiais recicláveis. De acordo com uma das organizadoras, Seloni Fochezatto, o encontro reúne famílias de diversos bairros caxienses e cidades da região. “A grande motivação é reunir as famílias, ficar juntos, esquecer o corre-corre do dia a dia”, comenta. Ela revela, ainda, que a grande peculiaridade da iniciativa é que as pessoas não se preocupam em ir embora. “As pessoas chegam antes, trazem pratos para confraternizar e ficam conversando sem pressa de ir embora.”
Pioneira na cidade, a celebração também quer servir de modelo para que outras comunidades adotem formas diferentes de celebrar a vida e o Natal. “Quando começamos, não pensávamos que a proporção seria tão grande”, comenta.
A rua Alberto Alves fica a 500 metros da rua Jacob Luchesi. Ao passar pela igreja Santa Lúcia, os participantes devem acessar a segunda via à esquerda e seguirem por quatro quarteirões. Ao percorrer esse caminho, logo será avistado o espaço da celebração.
O ponto alto das comemorações à Santa Lúcia será no domingo 10, com celebração eucarística às 8h30. Às 11h, haverá missa festiva, seguida de almoço no salão comunitário. Os ingressos, ao valor de R$ 42, trazem como cardápio sopa de agnoline, lesso, pien, crem, galeto, churrasco de porco e gado, maionese, pão, salada verde, vinho e café com biscoito.
Na terça-feira, 12 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, haverá missa às 20h, junto à residência da família Ferronato. O endereço é próximo à Escola Arnaldo Ballvê, na rua Capitão Artemin Karan.
Na quarta-feira 13, data em que a Igreja celebra Santa Lúcia – ou Luzia – haverá missa votiva às 20h, na igreja e bênção das velas. Logo após, no salão comunitário, será servida a tradicional tripada.
O pároco da Paróquia Santa Catarina, padre Renato Ariotti, lembra da importância de Santa Lúcia. “Santa Luzia, ou Lúcia, nos mostra que a fé também tem olhos. Ela sofreu quando lhe arrancaram os olhos, mas nunca deixou de confiar em seu Deus. Esse mesmo Deus que lhe restituiu a vista. Ela nos ajuda a compreender que precisamos cuidar bem dos olhos do corpo, mas também da fé. Por isso, convidamos todos para celebrarmos juntos essa grande festa, nessa comunidade tão querida”, comenta.
A comunidade-Igreja Santa Lúcia está localizada na rua Jacob Luchesi, sendo que todos os domingos, às 10h, ela recebe a celebração da eucaristia. Nos dias 13 de cada  mês, às 20h, é rezada uma missa votiva em honra à padroeira, encerrada com a bênção do Santíssimo.

123

Foto:Felipe Padilha