SECRETARIA DO URBANISMO E GUARDA MUNICIPAL INTENCIFICAM OPERAÇÃO CENTRO LEGAL

A partir da tarde desta terça-feira (21/11), as operações Centro Legal da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), serão intensificadas no Centro de Caxias do Sul. Com a proximidade do Natal, a ação será fortalecida até o fim do ano com o objetivo de coibir o comércio ilegal na área central da cidade.

Fiscais da SMU e guardas atuarão, principalmente, na Avenida Júlio de Castilhos, rua Sinimbu e nas praças da cidade. As equipes fiscalizarão floristas, ambulantes e artesãos que estejam vendendo mercadorias sem procedência em pontos fixos do centro. Os indígenas têm liberação para comercializar produtos artesanais dentro de um espaço delimitado (de 1m x 1,5m) e com crachá de identificação.

“As operações Centro Legal nunca pararam, só que, nas últimas semanas, eram feitas apenas rondas com guardas municipais e fiscais. Agora reforçaremos o efetivo nas ruas e faremos a operação todos os dias na área central de Caxias do Sul, em horários e turnos diferentes”, salienta Mirangela Rossi, secretária do Urbanismo.

Caso seja flagrada alguma irregularidade durante a Operação Centro Legal, os produtos serão recolhidos pela SMU. Se o comerciante tiver a comprovação da mercadoria e pagar a multa, poderá retirar o produto na prefeitura.

11

Foto: Petter Campagna Kunrath/Acervo PMCS