UCS INTEGRA PROGRAMAÇÃO DE FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO EM GRAMADO

A Universidade de Caxias do Sul está presente em mais um FESTURIS Gramado, que se inicia hoje, dia 9 de novembro, e se estende até domingo, dia 12, no Serra Park. Em sua 29ª edição, a feira internacional de turismo reúne uma amostra significativa do setor no Sul do Brasil e é palco para negócios e parcerias.

O estande institucional da UCS no evento sedia a demonstração de atividades gastronômicas, com a elaboração de finger food e massas para degustação pelo curso de Gastronomia do Campus Universitário da Região das Hortênsias e a Escola de Gastronomia de Flores da Cunha. Durante a programação da feira, docentes da instituição ministram uma oficina de zitogastronomia e palestras referentes a megatendências e cenários futuros no empreendedorismo, turismo de interesses especiais e sobre experiências turísticas no eixo Brasil-Uruguai. A Universidade ainda se fará presente no plantio da Árvore da Integração 2017, no jardim do Centro de Feiras e Eventos do Serra Park.

Também será divulgado o novo curso da UCS na área da Hospitalidade, por meio do Campus Universitário da Região das Hortênsias e da Escola de Gastronomia de Flores da Cunha, integrado com Punta del Este Ciudad Universitaria, o Instituto Uruguayo Gastronômico e a Pontifícia Universidade Católica de Punta del Este. A formação visa proporcionar experiências gastronômicas e turísticas nos dois países. 

Pesquisa

“A maior feira brasileira de negócios na área do Turismo ocorre há 29 anos, e a UCS forma profissionais nesta área e em outras afins da graduação até a pós-graduação Lato e Stricto Sensu, além de atuar na pesquisa e em atividades de extensão relacionadas à indústria turística”, reforça a diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, evidenciando a importância da participação.

Integram as ações no FESTURIS os cursos de Gastronomia, Hotelaria, Turismo, Eventos, Ciências Econômicas, Nutrição e Engenharia Ambiental, além do Programa de Empreendedorismo. Por meio de professores e alunos, a Universidade também realiza a pesquisa de impacto econômico do FESTURIS, que permitirá evidenciar a importância da iniciativa para Gramado e ao trade turístico, e a pesquisa de impacto ambiental da realização, que possibilitará o apontamento de práticas sustentáveis futuras.

Confira as participações da UCS na programação:

10 de novembro:

Espaço Tecnologia e Inovação

14h30Palestra Megatendências e Cenários Futuros, ministrada peo coordenador executivo do Parque Científico e Tecnológico – TecnoUCS e do Programa de Geração de Startups – StartUCS, o professor Enor Tonolli Jr.

Congresso FESTURIS 2017

Novos Turistas e um novo turismo

10h45: Painel Turismo de Interesses Especiais, apresentado pelo coordenador dos cursos de Eventos, Hotelaria e Turismo da UCS, Michel Bregolin.

11 de novembro:

Arenas Gastronômicas

14h30: Oficina Zitogastronomia: a Arte de Harmonizar Cervejas com Alimentos, ministrada pela coordenadora do curso de Gastronomia da UCS, Bruna Dachery.

Sala FESTURIS

14h30: Palestra Serra Punta: Turismo, Gastronomia e Capacitação, Novas Experiências Turísticas no Eixo Brasil-Uruguai, ministrada pelo professor Maguil Marsilio, da Escola de Viagens da UCS, e Álvaro Bertoni, do Consultores en Turismo, no Uruguai. A abordagem apresenta o novo nicho de mercado aliado a grandes destinações, alta gastronomia, enologia e a mercados de alta qualidade.