REUNIÃO NO LEGISLATIVO DE MONTE BELO DO SUL DEFINIU ENCONTROS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, ENTIDADES SETORIAIS E COMUNIDADES

A audiência pública sobre infraestrutura das rodovias serranas, marcada para 30 de novembro na Câmara Municipal de Farroupilha, foi o principal tema da reunião do Parlamento Regional ocorrida nesta terça-feira (7/11). Promovido na sede do Legislativo de Monte Belo do Sul, o encontro definiu outra audiência pública, sobre antigas demandas vitivinícolas, para março.

A pauta da assembleia relativa a estradas inclui duplicações, recapeamento e acessos. Os municípios integrantes do Parlamento Regional reivindicam melhorias na RS-122, a RS-444, entre outras rodovias que ligam as cidades e são importantes para transporte da produção, turismo e outras atividades.

A audiência em Farroupilha será dia 30 de novembro, uma quinta-feira, às 18h. Serão convidados representantes do governo estadual, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra), da Metroplan, das prefeituras e os deputados federais e estaduais da região. Os presidentes das Câmaras Municipais entregarão às autoridades e representantes das entidades uma carta com reivindicações.

Na reunião desta terça-feira ficou definida uma audiência pública sobre as dificuldades da cadeia produtiva da uva e alternativas de enfrentamento dos problemas. O assunto já foi tratado em um fórum, promovido pelo Legislativo de Monte Belo do Sul em 13 de novembro de 2015.

Naquele dia foi produzido um documento com uma série de demandas, entre elas incentivos fiscais e financiamentos, e preço da uva, que foi entregue a políticos e instituições em busca de apoio. Como muitos dos problemas não foram solucionados, o Legislativo de Monte Belo do Sul solicitou que o Parlamento Regional promova um encontro entre lideranças e entidades do setor, políticos e autoridades do Executivo.

Formado por presidentes de Câmaras, o Parlamento Regional teve hoje sua última reunião neste ano. Coordenador do grupo, o presidente do Legislativo de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, avaliou como positivo o primeiro ano de atuação do grupo, principalmente pelos integrantes atuarem unidos, independentemente de partido, para atingir benefícios em comum.

A criação da Região Metropolitana da Serra, a segurança pública e a saúde são outras bandeiras do Parlamento. No próximo ano, o grupo terá outro coordenador e composição. Os parlamentares já definiram que os novos integrantes levarão adiante as ações e as reivindicações firmadas no decorrer de 20107.

Além de Felipe Gremelmaier e do presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, Nilso Cavaleri, reuniram-se nesta terça-feira  Marina Panazzolo, de Nova Roma do Sul; Leonardo Rodrigues Stella, de André da Rocha; Magnos Spagnol, de Nova Prata; Fabiano André Piccoli, de Farroupilha; e Moisés Scussel Neto, de Bento Gonçalves.

Foto: Gabriel Venzon-Divulgação.

11

 Reunião realizada no parlamento em em Monte Belo do Sul