PESQUISA DO PROCON CAXIAS REVELA QUE POUCOS LOJISTAS ADEREM AO COMÉRCIO ELETRÔNICO

O Procon Caxias do Sul, de forma inédita, realizou uma pesquisa em 100 estabelecimentos do centro da cidade que mostrou que poucos lojistas locais possuem comércio eletrônico. O levantamento foi feito por amostragem, entre os dias 03 e 06 de novembro, por quatro equipes do órgão de defesa do consumidor. Do total de lugares visitados, apenas 9% possuem loja virtual, contra 65% que não têm. Outros 23% dos lojistas utilizam as redes sociais para divulgar os produtos, mas o consumidor não consegue efetuar a compra pela internet.
O resultado aponta para a baixíssima participação em comércio eletrônico, o que pode representar uma desvantagem para o lucro do comerciante caxiense. “Enquanto as vendas físicas estão em queda ano após ano para alguns setores, o comércio eletrônico apenas faz aumentar sua participação. Os resultados da pesquisa realizada corroboram nossa percepção da baixa atuação do comércio local nesse novo meio que, cada vez mais, interage com o espaço físico. É preciso ter consciência disso e reagir em favor de uma modernização do empreendimento e da identidade dos nossos estabelecimentos locais em favor dos consumidores caxienses”, pondera Luiz Fernando.
Com o objetivo de debater essa e outras questões ligadas ao comércio eletrônico, o Procon participará da VII Semana Municipal do Empreendedorismo com a palestra “Incubadora Virtual: uma opção de Expansão para o Comércio de Caxias do Sul”. O evento será nesta quarta-feira (08/11), às 19h30, no auditório do Sindilojas, e é aberto ao público. É preciso se inscrever antecipadamente no link: http://bit.ly/2hjKG48 ou pelo telefone 3214.5343 – ramal 2030.
A pesquisa e os gráficos dela estão em anexo.
Semana Municipal do Empreendedorismo
A Semana Municipal do Empreendedorismo foi criada por meio da Lei Municipal nº 7.329, de 27 de julho de 2011. Entre as suas principais finalidades estão: evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul; reconhecer o papel das empresas que fomentam a economia do Município, distribuem renda e geram inclusão social; e incentivar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino, religiosas e sociais na formação do cidadão e sua vivência em sociedade.
O tema deste ano é “Empreendedorismo colaborativo como base para o desenvolvimento de uma nova matriz econômica da Serra”, que, pela primeira vez, foi escolhido por entidades parceiras e pela comunidade. Mais de 50 atividades descentralizadas estão previstas entre palestras, feiras e painéis. Elas serão realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) em parceria com 58 entidades públicas e privadas. A Semana vai até o dia 10 de novembro em Caxias do Sul.
1
2
3
4