ESTUDANTE DO CETEC PARTICIPARÁ DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

Após garantir o vice-campeonato da etapa estadual dos Jogos Escolares de Ciclismo de Estrada, na categoria de 15 a 17 anos, em setembro, o estudante do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC) Allan Bazi garantiu sua participação na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que se realiza em Brasília, de 16 a 25 de novembro. Na etapa local, Allan também obteve o segundo lugar nas modalidades Contra o Relógio Individual (CRI) e Estrada em Circuito.

As competições de ciclismo foram incluídas nos Jogos Escolares em 2010, com três provas diferentes. Allan competirá nas modalidades Contrarrelógio, 500m; Estrada individual, em circuito (50min + 2 voltas); e Prova de Critério. Para o estudante, que começou a pedalar em 2012, participar da competição pela terceira vez é motivo de alegria: “Entre as competições das quais participei, esta é a única que ainda não me permitiu subir ao pódio. Darei o meu máximo para trazer o título para o Rio Grande do Sul”, assegurou. O atleta já carrega um legado de prêmios no ciclismo. Em 2013, foi campeão gaúcho nas categorias Maratona e Cross Country; em 2014, conquistou o campeonato brasileiro de Ciclismo de Estrada e em 2016, ao ser convocado para a Seleção Brasileira, foi campeão da Vuelta Ciclistica Internacional del Codecam.

De acordo com a diretora do CETEC, a professora Ana Possapp Cesa, o incentivo ao esporte é fundamental na construção de uma sociedade melhor: “Dentro da escola atuamos em diversas frentes para termos um mundo mais justo e mais humano, e sabemos da importância do esporte na formação dos nossos estudantes”, afirma.

Jogos Escolares
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A atividade foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 esportistas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.

11

Foto: Marcelo de Gregori