UCS MARCA PRESENÇA EM TRÊS EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS

A Universidade de Caxias do Sul marca presença no cenário artístico caxiense por meio de três exposições simultâneas. O Campus 8 sedia a partir desta terça-feira, dia 7 de novembro, a exposição Sujeitos, que reúne retratos produzidos por estudantes dos cursos de Fotografia e Artes Visuais. Já no Centro de Cultura Ordovás Filho, na sexta-feira, 10 de novembro, são lançadas a exposição 50 Anos de Arte: Da UCS para o AMARP, que reúne obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul, e a mostra dos trabalhos do XI Salão Campus 8 – 4º Prêmio Koralle, também de alunos da instituição.

Sujeitos

A exposição Sujeitos, que reúne 19 trabalhos de estudantes dos cursos de Fotografia e Artes Visuais é sediada no Campus 8, entre 7 e 20 de novembro. A abertura será às 19h40, no saguão do prédio, e a visitação de segundas a sextas-feiras, das 8h às 22h30.

A mostra tem como tema os retratos, que recebem novos significados quando aliados a intervenções artísticas. As abordagens reúnem diversas perspectivas e sujeitos em projetos que oscilam entre posicionamentos artísticos e documentais. Ao abordar uma temárica aparentemente simples e até banalizada, o grupo convida a repensar o retrato tradicional e a observá-lo a partir de pontos de vista atuais. Orientada pela professora Silvana Boone, a curadoria resulta de um processo desenvolvido na disciplina voltada à prática.

50 Anos de Arte: Da UCS para o AMARP

Nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 19h, a exposição 50 Anos de Arte: Da UCS para o AMARP é lançada na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, sob a curadoria da professora Silvana Boone e do egresso Thiago Quadros. Com entrada franca e visitação de 11 de novembro a 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e em finais de semana e feriados, das 16h às 22h, a realização da UCS e da Prefeitura de Caxias do Sul comemora os 50 anos da instituição de ensino por meio de obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). A produção dos trabalhos é de artistas que passaram pela Universidade desde sua criação.

Já no dia 13 de novembro, às 20h, um debate sobre a produção artística local e a influência da UCS na construção da arte na região ocorre na Sala de Cinema Ulysses Geremia, direcionado a artistas, alunos e comunidade em geral.

XI Salão Campus 8 – 4º Prêmio Koralle

As obras selecionadas e premiadas no XI Salão do Campus 8 – 4º Prêmio Koralle serão apresentadas na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás também a partir desta sexta-feira, 10 de novembro, às 19h. Composta por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Fotografia da UCS, a mostra é coordenada pela professora Mara Galvani e tem por objetivo divulgar, valorizar e discutir produções dos alunos de licenciatura e bacharelado.

A exposição se estende de 11 a novembro a 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e em finais de semana e feriados, das 16h às 22h. A realização é uma parceria entre a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e a UCS.

Conheça os acadêmicos premiados e selecionados:

1º Lugar: Ana Bertoldi (do Curso Artes Visuais – Bacharelado)

2º Lugar: Nicole Martinato (do Curso Artes Visuais – Bacharelado)

3º Lugar: Bruno Eder (do Curso Arquitetura e Urbanismo)

Menção Honrosa: Allex Alles (do Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Fotografia – Tecnologia)

Menção Honrosa: Aline Chaves (do Curso de Artes Visuais – Bacharelado)

Selecionados:

Alessandra Karina Rech (do Curso de Artes Visuais – Bacharelado)

Allef (do Curso de Design)

Carolina Ceccatto Luchese (do Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Fotografia – Tecnologia)

Luana Pellenz (do Curso de Artes Visuais – Bacharelado)

Mayara Linhar (do Curso de Artes Visuais – Bacharelado)

Nilton Dondé (do Curso de Artes Visuais – Bacharelado)

Renan Isoton (do Curso de Design de Moda)

 

1