PROGRAMA ATLETAS DO AMANHÃ SUPERA NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DO ANO PASSADO

O programa Atletas do Amanhã, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), já superou as expectativas de atendimento propostas para 2017. Até o momento, os números ultrapassam os do ano passado. De março a outubro, foram feitos 50.188 atendimentos, 8.204 a mais que em todo o ano de 2016.
No Atletas do Amanhã, as atividades ocorrem de forma descentralizada em diferentes regiões da cidade. São 175 turmas, em 25 núcleos, que oferecem 16 modalidades esportivas. Algumas delas começaram a ser desenvolvidas em 2017, como skate, jiu-jítsu, tênis, capoeira e golfe. Além disso, a prática de esportes convencionais, como futebol, futsal, futebol 7, handebol, badminton, voleibol, basquetebol, taekwondo, xadrez, judô e iniciação esportiva, é realizada nas quatro macrorregiões de Caxias. Para participar das atividades, os estudantes precisam estar matriculados na escola, além de terem um bom desempenho nos estudos.
Além da oferta de novas modalidades de esportes, esse crescimento também se deve ao fato do programa passar a ser desenvolvido dentro das escolas. “Sabemos do histórico e dos índices de violência e vulnerabilidade social da Zona Norte. Por isso, este ano conversamos com algumas entidades da região e passamos a ofertar modalidades em escolas municipais, como o Ruben Bento Alves e Dolaimes Stedile Angeli (CAIC). É uma maneira de que os pais fiquem mais tranquilos. Os estudantes do José Protázio, Luiza Morelli e Engenheiro Dário Granja Sant’Anna, que também são escolas da região, participam de mais um programa da Secretaria, o Caxias Navegar”, destaca o coordenador do Atletas do Amanhã, Miguel Kuse.
O maior número de crianças e adolescentes atendidos pelo Atletas do Amanhã absorveu parte da demanda de projetos não contemplados pelo Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (Fiesporte), que exigiu o rigoroso cumprimento da legislação para que as entidades recebessem o incentivo.
Além disso, a Zona Norte também é contemplada com atividades no Centro Esportivo da Zona Norte, localizado no bairro Belo Horizonte, e no Centro Social Urbano do bairro Serrano. “No complexo da Zona Norte, ainda temos vagas para 176 crianças ou adolescentes que queiram participar do programa. São três modalidades ofertadas nas segundas-feiras à tarde, e mais cinco nas quartas-feiras”, complementa Miguel.
O titular da pasta, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, comemora os números de 2017. “Apesar de sofrermos com questões relacionadas ao Fiesporte, temos que valorizar o trabalho feito até agora pela Smel, que soma mais de 190 mil atendimentos dos setores de Desporto e Lazer. Assim como o Atletas do Amanhã, existem outros programas desenvolvidos de forma gratuita para diversas faixas etárias que atendem a demanda da comunidade caxiense”, completa Paulo Eugênio.
As aulas do Atletas do Amanhã ocorrem de segunda a sexta-feira, para crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita nos ginásios e escolas do Município. Outras informações podem ser obtidas 3901.1265.
 11
Foto: Miguel Kuse