ESTACIONAMENTO NOTURNO NAS RUAS SINIMBU E PINHEIRO MACHADO SERÁ LIBERADO A PARTIR 06 DE NOVEMBRO DE 2017

O estacionamento à noite em 14 quadras nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no Centro de Caxias do Sul, serão liberados a partir da próxima segunda-feira (06/11). A permissão valerá diariamente, das 21h às 6h. Placas informando a alteração foram substituídas nesta sexta-feira (03/11) pela equipe de Sinalização Viária da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul.

Será retomado o estacionamento na faixa à esquerda da Sinimbu, entre a Coronel Flores e a Andrade Neves; e da Pinheiro Machado, no espaço compreendido entre as ruas Marechal Floriano e Feijó Júnior. Desta forma, das 21h às 6h, uma faixa será destinada para estacionamento, uma para veículos, uma compartilhada e o corredor exclusivo para o transporte coletivo urbano. Os veículos estacionados fora do horário estabelecido estão sujeitos à multa e guincho. A SMTTM estima que serão criadas cerca de 200 vagas de estacionamento gratuitas. A tarifa do estacionamento rotativo não é aplicada à noite.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a alteração é um pedido da comunidade, analisada pela secretaria, que percebeu que a liberação do estacionamento noturno não traz impactos significativos no trânsito, além de dar mais comodidade para as pessoas. A medida também foi uma indicação do vereador líder de governo na Câmara, Chico Guerra. “Essa alteração é bastante positiva para a cidade. Entendemos que liberar o estacionamento à noite na Sinimbu e na Pinheiro Machado traz mais comodidade e o impacto no trânsito é praticamente invisível. Muitos estacionamentos não funcionam 24 horas. Os moradores estão com dificuldade e o comércio também”, afirma.

A SMTTM reforça que não haverá alterações no estacionamento da Sinimbu, entre a quadra da Dr. Montaury e a Marquês do Herval, junto à Praça Dante Alighieri, onde as vagas são liberadas durante todo o dia. O mesmo ocorre na Sinimbu, entre a rua Vereador Mario Pezzi e o início da BR-116, onde também é permitido o estacionamento em qualquer horário.

11

A permissão na Sinimbu e Pinheiro Machado se junta a outras alterações realizadas pela SMTTM nos últimos 10 meses. Na rua Alfredo Chaves, próximo ao Centro Administrativo, as vagas de estacionamento passaram a ser organizadas de forma oblíqua e gratuitas desde maio, beneficiando quem procura pelos serviços do poder público. Em agosto, foram devolvidas 21 vagas de estacionamento na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Itália e a rua Machado de Assis, no bairro São Pelegrino, no período da noite e madrugada. A mudança, uma antiga reivindicação da comunidade, também proporcionou a criação de três espaços reservados para ônibus de turismo.

Na avenida São Leopoldo, também em maio, a SMTTM proibiu o estacionamento, das 16h às 20h, para dar mais mobilidade no trecho, principalmente nos horários de pico. A medida possibilitou a criação de duas vias nos dois sentidos do trecho.

Benefícios para moradores e estabelecimentos

Quem mora ou administra um estabelecimento nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado comemora: a retomada do estacionamento em trechos até então proibidos das duas vias poderá resultar em mais movimento no Centro e mais tranquilidade na hora de estacionar. Para a secretária administrativa Camila Molon, que reside em um edifício na Sinimbu, no Centro, a possibilidade de estacionar o veículo na rua trará economia. “É bem ruim ter que fazer várias voltas para encontrar uma vaga e a gente acabava gastando com estacionamento privado. Quem mora ou está no Centro à noite sabe que o impacto no trânsito será mínimo”, conta.

No comércio, são os clientes que poderão aproveitar a permissão do estacionamento noturno. De acordo com o funcionário de um hotel em São Pelegrino, Antônio Oliveira, muitos hóspedes chegam à noite na cidade e deixam o veículo em um estacionamento conveniado, precisando caminhar alguns metros para acessar o hotel. Com a liberação, Oliveira espera que o embarque e desembarque ocorra de forma mais tranquila. “É importante porque à noite não se tem trânsito intenso, como nos horários de pico”, salienta.

Liberação de estacionamento, diariamente, das 21h às 6h.

Sinimbu

Entre as ruas Coronel Flores, Moreira Cesar, Marechal Floriano, Garibaldi, Visconde de Pelotas, Dr. Montaury, Borges de Medeiros, Alfredo Chaves, Do Guia Lopes e Andrade Neves.

Pinheiro Machado

Entre as ruas Marechal Floriano, Moreira César, Coronel Flores e Feijó Júnior.

22

Fotos: Leonardo Portella