INICIADA À 7ª SEMANA DAS ETINIAS EM CAXIAS DO SL

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), deu início à 7ª Semana das Etnias de Caxias do Sul. A solenidade de abertura ocorreu na tarde desta segunda-feira (30/10), no auditório do Centro Administrativo, e contou com uma apresentação do grupo Pai Ademir e os Tamboreiros.

A palestra “Somos todos migrantes”, com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, abriu as atividades da Semana. O encontro buscou conscientizar a comunidade sobre respeito e apoio aos migrantes e imigrantes. A irmã contou a história, o trabalho e as experiências no CAM, além de falar sobre mobilidade humana, perfil do público atendido, desafios e perspectivas. “O primeiro passo para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa é o que estamos fazendo hoje: dialogando e aprendendo juntos. O caminho é potencializar as diferenças em benefício de todos”, explica.

11

O prefeito Daniel Guerra prestigiou o evento e agradeceu a participação das diferentes etnias. “Nossa Caxias tem um perfil desenvolvido e acolhedor por conta da diversidade étnica que possuímos. Um de nossos pilares principais é cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo por meio de atividades como esta, que primam o respeito e a união”, disse. Além do Pai Ademir e de outros integrantes do grupo, índios da tribo Guarani de Porto Alegre e ciganos também estavam presentes.

 A 7ª Semana das Etnias segue até domingo (05/11) com programação em diversos locais da cidade. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Instituída por lei, em 12 de setembro de 2006, a data passou a ser comemorada todos os anos na última semana de outubro. O objetivo da Semana, que este ano conta com o apoio do CAM e da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), é resgatar a história da formação da comunidade caxiense por meio da diversidade cultural.

Programação

31 de outubro

19h – Câmara dos Vereadores

Abertura da exposição “Somos Todos Um”, da artista Monique Bettiol, sob a curadoria de Tânia Bettiol. Mostra segue até 03/11.

05 de novembro

15h às 18h – Biblioteca Parque da Estação

Encerramento com feira, exposição artística dos imigrantes e shows de artistas caxienses representando as diversas etnias.

22

Fotos: Mateus Argenta e Daniel Bianchi