PROJETOS DE NEGÓCIOS DA 3ª EDIÇÃO DO STARTUCS SERÃO APRESENTADOS NO DIA 9 DE NOVEMBRO

Pitch-day do programa de incentivo a empreendimentos inovadores é gratuito, aberto ao público, e visa chamar a atenção de potenciaisinvestidores e parceiros

Onze projetos de negócios inovadores, de base tecnológica, serão apresentados no terceiro pitch-day do StartUCS, programa de pré-aceleração de novos empreendimentos da Universidade de Caxias do Sul. A atividade ocorre no dia 9 de novembro, a partir das 19h, no auditório do Bloco E do campus-sede, em Caxias do Sul. A participação é aberta ao público em geral.

Destinado a estudantes e egressos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, o StartUCS oferece suporte gratuito para a criação de negócios inovadores, preparando a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva. Educação, finanças e plataformas digitais são as áreas abrangidas pelos trabalhos desta edição – a terceira do programa em Caxias do Sul e que contou também com uma primeira turma em Bento Gonçalves.

trabalho presencial ocorreu em 30 encontros semanais, ao longo de seis meses. Os participantes receberam consultoria de especialistas do mercado ou da Universidade em diversas áreas de implantação e gestão de empreendimentos, como contabilidade, direito, finanças, pesquisa de mercado, design e Business Model Canvas (ferramenta de planejamento estratégico para desenvolver e esboçar modelos de negócio). Pela primeira vez desde a implantação do StartUCS, em 2015, foi inserida uma mentoria na área de formação de times com uma psicóloga para auxiliar aestruturação das equipes envolvidas nos projetos.

Ao mesmo tempo, as orientações vão sendo colocadas na prática em horários extras, com interações diretas com potenciais clientes, fornecedores e parceiros. A meta é que o empreendedor chegue ao final do programa tendo desenvolvido um produto ou serviço capacitado a receber aporte financeiro e habilitado a ingressar no mercado.

Tudo culmina no pitch-day, evento característico do universo das startups, destinado a apresentar, de forma rápida, suscinta e objetiva, o modelo de negócio desenvolvido, visando chamar a atenção de possíveis parceiros e investidores. As explanações devem ser feitas no tempo máximo de cinco minutos. “Os autores devem transmitir a ideia de negócio, oportunidade de mercado percebida, estágio de desenvolvimento do produto ou serviço e o que projetam como os próximos passos da empresa”, explica um dos coordenadores do StartUCS e coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr.

Instalações terão escritório do TecnoUCS e espaço de coworking

Conectado com o movimento mundial das universidades em torno da geração de empreendimentos inovadores por meio da ciência e tecnologia, o StartUCS integra o conjunto de iniciativas, estruturas e expertises (Programa de Empreendedorismo, Incubadora Tecnológica, institutos e programas de pesquisa, laboratórios, setores de projetos e de serviços) que se interconectam formando o parque científico-tecnológico da UCS.

Com isso, o conjunto receberá melhorias funcionais alinhadas aos modelos adotados pelas melhores universidades do mundo. O Bloco 59 do campus-sede, onde estão instaladas as dependências do StartUCS, será reformulado para sediar o escritório do TecnoUCS, espaço de coworking, espaço de convívio e salas para empresas residentes.

“Ao mesmo tempo, estamos buscando parcerias com empresários da cidade e da região, que têm nos prestigiado com suas mentorias; conexõescom aceleradoras de negócios, com investidores-anjo, com outros parques nacionais e com coaches internacionais para ampliar nossos relacionamentos e melhorar processos”, acrescenta o coordenador Enor Tonolli Jr. O StartUCS é um programa estratégico e desafiador para aUniversidade, que tem como uma das suas missões promover a inovação e o empreendedorismo para desenvolvimento e bem-estar da região.Para crescermos ainda mais, aprendizados e novidades são constantes e necessários”, complementa.

Próxima edição – A quarta edição do StartUCS deverá ter o edital para chamada de projetos e a programação divulgados em dezembro. Emmarço e abril devem ocorrer as entrevistas com os interessados, seguida da seleção dos participantes. Os encontros, a exemplo deste ano, se estenderão de abril a novembro, somente em Caxias do Sul.

Projetos participantes do 3º Pitch-Day StartUCS

(nome-segmento-autores)

UALL - Edutech/Educação – Rodrigo Chernhak, Tiago Balbinoti, Eder Braz

Go Mining - Mineração de Texto – Simone de Oliveira, Elisandro Vargas, Jocimara Mauer

Aura - Iot/Sensoriamento – Jeferson Rodrigues, Monica Melo

Fast2Pay - Fintech/Meios de pagamento – Fernando Pierozan, Teilor Valduga

Me Empresta - Fintech/Empréstimo entre pessoas físicas – Jardel Santos, Diego Dal Bó

Dianóia - Edutech/Ensino para crianças com deficiência – Maurício Knob, Karen Balen

Kong Comics - Plataforma para produtores independentes de quadrinhos – Luan Zuchi

Nossovoto - Plataforma política – Gustavo Masutti

Studd - Edutech/Ensino de inglês – Bruno da Silva

Bad Coders Interactive - Games – Douglas Marodin, Caio Augusto Pasqual

By Step - Edutech/Ensino de Matemática – Vinícius Bavaresco