PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL GARANTE CONTINUIDADE DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Por determinação do prefeito Daniel Guerra o chefe de gabinete, Júlio César Freitas, e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), José Francisco Malmann, foram até a sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS) do Estado, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (16/10). Eles participaram de uma reunião para discutir a continuidade e o fortalecimento do policiamento comunitário em Caxias do Sul.

O encontro contou com a presença de Cezar Schirmer, titular da SSP/RS, e também de representantes da Brigada Militar(BM). Entre as novidades do novo convênio, que deve ser assinado em breve, está o repasse feito pela prefeitura sem intermediários. A parceria de repasse direto, que reunirá os três convênios existentes em um único contrato, permitirá à administração municipal realizar o pagamento direto aos policiais militares, garantindo que o recurso seja utilizado especificamente neste tipo de policiamento. “Nestes termos, também ficou acordado que a BM nos comprovará a destinação deste recurso e o trabalho desenvolvido nos bairros”, afirma Freitas.

O novo acordo, inclusive, permitirá a ampliação do número de policiais participantes. “Essa sempre foi a intenção do prefeito Daniel Guerra: manter e ampliar o policiamento comunitário para não desassistir a população na segurança pública. É e sempre foi uma prioridade do governo”, enfatiza o chefe de gabinete.

Até o fim da semana, a (SSP/RS) enviará uma minuta do novo convênio para a prefeitura, que analisará o documento e, na sequência, marcará uma reunião com a Brigada Militar para realizar a assinatura do contrato.

Convênios

A renovação envolverá três convênios de policiamento comunitário. O primeiro deles venceu em 16 de setembro, os outros dois estão em vigor até dezembro de 2017 e dezembro de 2019. O novo acordo que deve ser assinado nos próximos dias permitirá a renovação conjunta desses três convênios em um mesmo contrato.