DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NA RÁDIO UAB FM E JORNAL OBSERVATÓRIO

No dia 5 de outubro de 2017, o major Jorge Emerson Ribas  esteve presente na rádio da UAB FM 87,5. Em sua entrevista destacou ao jornal Observatório a importância do trabalho realizado junto a comunidade e da parceria  com a Associações de Moradores de Caxias do Sul.

Em sua entrevista destacou que Caxias do Sul chegou a ter em 2012/2013 o efetivo de 500 policiais.Conforme o Major Ribas a diminuição de 1000 policiais no estado do RS, sendo que para o ano de 2018 teremos a formação de mais 4 mil soldados.

Em relação aos questionamentos do Radialista Marcos Catilhos de Abreu e a perguntas dos ouvintes informou sobre o auxílio moradia. Conforme Ribas em uma resposta do ouvinte sobre a Guarda Municipal, respondeu que, ela tem um trabalho muito importante junto a comunidade caxiense e dos trabalhos realizados em conjunto. Ainda destacou a importância social da Guarda Municipal.

Outra pergunta que norteou a entrevista sobre o policiamento Comunitário?

Informou que o projeto nasceu em Caxias do sul no ano de 2010/2012 como projeto piloto, Segundo o Major este projeto é um bom caminho a ser seguido, pois serviu de modelo para outras cidades do RS e do Brasil,da doutrina de trabalho, da grande aceitação da população, avaliação positiva.m nos anos de 2010 e 2012. Também destacou que está sendo formado um novo convenio para manter esse policiamento comunitário nos bairros.

1

Fotos:Mauro Edson de Souza

Durante a entrevista, foi relatado o bom trabalho dos policiais na cidade junto aos bairros e do lado social da BM. No caso do PROERD que nasceu nos EUA, no Brasil aqui na cidade, quem iniciou o projeto foi a Tenente Maria, hoje na reserva da BM. Neste ano tivemos as formaturas no mês de julho com 1300 alunos no UCS Teatro.

Outro projeto social da BM é o CIPAVE que teve seu início em 2012 aqui na cidade, com o intuito de dar palestras juntos as escolas do município e do estado, assim levando as escolas no 12º Batalhão, sendo uma pela parte da manhã outra de tarde.

2