FEIRA DO LIVRO ATRAI MAIS DE 37 MIL PESSOAS PARA A PRAÇA DANTE ALIGHIERI

O tema da 33ª Feira do Livro, Todos os Leitores e Todas as Leituras, foi bem representado nesses primeiros dias de evento. As 45 bancas registraram um número alto de vendas desde a abertura da Feira, na sexta-feira (29/09/17). Foram vendidos 9.354 livros, 3 mil a mais do que na edição anterior. Além disso, o retorno para a Praça Dante Alighieri atraiu um público de 37.416 pessoas nesses dias.

Quem visitou a Feira pôde conferir diversas atividades multiculturais: palestras, oficinas, contação de histórias e sessões de autógrafo. Um dos destaques da programação foi um debate sobre o protagonismo da mulher com a patrona deste ano, Natalia Borges Polesso.

Sábado

Entre as ações que mais reuniram público no sábado (30/09), estiveram as poesias de Manoel de Barros, compartilhadas por Renan Inquérito, no “De Mano pra Manoel[el]”, com cerca de 200 pessoas, e a apresentação da Banda Marcial Cristóvão de Mendoza, no lounge da Rua Coberta, com 350 pessoas.

O 2° andar da Biblioteca Municipal, na Casa da Cultura, também foi um local bastante procurado pelos amantes da literatura. O Encontro do Escritor Gaúcho, realizado em parceria com a Associação Gaúcha de Escritores (Ages), iniciou o sábado com palestra de Luís Augusto Fischer. “Fazer literatura nos dias de hoje é muito diferente do que era há 40 anos, devido à inclusão dos diversos novos estilos literários”, compartilhou o palestrante.

No decorrer do dia, ainda houve mesa com participação da secretária municipal da Cultura, Adriana Antunes, e da patrona, Natalia Borges Polesso, e também sarau de escritores.

 Domingo

No domingo (01/10), o Slam de Ilustração, no palco central, contou com a mediação de Volnei Canônica e os convidados Roger Mello, Mariana Massarani, Ivan Zigg, Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Rafael Dambros. A atividade atraiu um público de 250 pessoas, que interagiram com os participantes e pediram ilustrações que eram feitas na hora.

Após participar da mesa com os vencedores do Prêmio Jabuti, Natalia Borges Polesso falou sobre o sentimento após o primeiro final de semana de Feira. “Fiquei muito feliz com a participação da população na feira. Estava lindo ver as pessoas aproveitando o centro no domingo, aproveitando a praça”, contou a patrona.

Movimentação na Feira em números

Sexta-feira – 29/09:

1.103 livros comercializados

Público: 4.412

Sábado – 30/09:

3.953 livros comercializados

Público: 15.812

Domingo – 01/10:

4.488 livros

Público: 17.192

 Total de vendas de livros: 9.544

Total de público: 37.416

 *Número de público aproximado, calculado por meio de pesquisa realizada em 2015, com a Associação de Livreiros Caxienses.

Passaporte da Leitura

Nesta segunda (02/10), começam as atividades do Passaporte da Leitura na Feira. O projeto levará 4 mil estudantes das redes municipal e estadual, envolvendo 44 escolas e instituições e 10 autores de diversas regiões do país.

O Passaporte da Leitura envolve a comunidade escolar possibilitando o desenvolvimento do gosto pela leitura, principalmente no cotidiano escolar. As escolas selecionadas para o projeto desenvolvem trabalhos com obras dos autores. E é na Feira do Livro que o encontro entre escritores e leitores acontece.

Exposição de Roger Mello

O ilustrador e autor Roger Mello abre a exposição “Um artista sem fronteira”, nesta segunda-feira. A abertura será às 18h30, na Sala de Exposições do Museu Municipal. A curadoria é de Volnei Canônica do Centro de Leitura Quindim. A atividade ainda conta com a participação instrumental do Programa Florescer.

33ª Feira do Livro de Caxias do Sul

A programação segue até o dia 15 de outubro com seminários, ações para crianças e estudantes, bate-papos com escritores, apresentações culturais, sessões de autógrafos e música, além de oficinas de leitura e literatura, entre outras atividades. O horário de funcionamento da área geral é das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, domingos e feriados; e das 9h às 20h aos sábados. A área infantil abre das 10h às 12h, de segunda a sexta-feira, domingos e feriados; e das 9h às 20h aos sábados. A programação pode ser conferida na FanPage FeiradoLivroCaxiasdoSul ou pelo sitewww.feiradolivrocaxias.com.

A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul por meio do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O evento conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e com empreendimento cultural da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca). Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcopolo e Colégio e Faculdade Murialdo. Conta com apoio da Racon Consórcios e Unimed Nordeste – RS e apoio cultural da Bitcom e da Prolar. Tem como parceiros o Clube de Leitura Quindim, o Recreio da Juventude, a Cortinaria design e o Design Center da UCS.

11

Foto:Bárbara Decimo