ABERTA OFICIALMENTE A 33ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE CAXIAS DO SUL

A noite desta sexta-feira (29/09/17) atraiu cerca de 200 pessoas entre autoridades, escritores, artistas, ilustradores e comunidade à Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, para a abertura da 33ª edição da Feira do Livro.

A secretária da Cultura, Adriana Antunes, comentou sobre transformar o espaço da Praça em uma casa das palavras. “Os livros, segundo Ítalo Calvino, servem para entendermos quem somos”, destacou a titular da pasta e também escritora.

A  patrona de 2017, Natalia Borges Polesso, compartilhou com o público sua proximidade com a literatura, sua trajetória no mestrado em Letras e como esta experiência mudou seu modo de observar a vida. Já o prefeito Daniel Guerra resgatou o valor da Feira do Livro e a volta do evento para o Centro. “A harmonização do esforço coletivo é o que fará a Feira pulsar no coração da cidade”, enfatizou. Logo após, o chefe do Executivo e a primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, passearem pelas bancas e conversaram com os livreiros sobre a volta para a Praça Dante Alighieri.

1

Após a solenidade, a Galeria de Arte Gerd Bornheim abriu a primeira exposição da Feira do Livro, chamada “Grande Desejo”. A mostra conta com uma tapeçaria de recortes sobre a obra de Adélia Prado. A curadoria é de Dinorá Maria Bohrer da Silva.

Cápsula do tempo

A população ainda foi convidada a escrever em duas frases “o que se passa em seu coração quando está com um livro em mãos?”. As respostas serão armazenadas em uma cápsula do tempo, na Biblioteca Pública Municipal, e será aberta na 50a edição da Feira do Livro de Caxias do Sul, em 2033.

A Feira do Livro em números

- 11 bate-papos com escritores renomados;

- 50 ações voltadas para crianças e estudantes (apresentações, contações de histórias e ciranda, apresentações do tapete mágico);

- 10 “Venha Ler Com…” os escritores na Feira;

- 22 apresentações artístico-culturais;

- 26 oficinas de leitura e literatura;

- 7 palestras;

- concerto didático com a Orquestra de Sopros;

- 86 sessões de autógrafos;

- 17 artistas envolvidos com música;

- festa de encerramento – Gran Cabaret Literário;

- 9 espaços/locais envolvidos com atividades da feira: Biblioteca Pública, Praça Dante, Estação Férrea, Museu Municipal, Teatro Pedro Parenti, Galeria Gerd Bornheim, Aristos Pub, Recreio da Juventude, UCS;

- premiação de concurso literário;

- 4 mil estudantes das redes municipal e estadual de 44 escolas envolvidas no projeto Passaporte da Leitura;

- 146 adolescentes inscritos para participarem das rodas de leitura;

- Proler (Programa Nacional de Incentivo à leitura);

- participação da Cia de Dança da SMC, do Coral Municipal e da Orquestra de Sopros.

2

33ª Feira do Livro de Caxias do Sul

A programação segue até o dia 15 de outubro com seminários, ações para crianças e estudantes, bate-papos com escritores, apresentações culturais, sessões de autógrafos e música, além de oficinas de leitura e literatura, entre outras atividades. O horário de funcionamento da área geral é das 12h às 20h, de segunda à sexta, domingos e feriados; e das 9h às 20h aos sábados. A área infantil abre das 10h às 12h, de segunda a sexta, domingos e feriados; e das 9h às 20h aos sábados. A programação pode ser conferida na FanPage FeiradoLivroCaxiasdoSul ou pelo site www.feiradolivrocaxias.com.

A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul por meio do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O evento conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e com empreendimento cultural da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca). Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcopolo e Colégio e Faculdade Murialdo. Conta com apoio da Racon Consórcios e Unimed Nordeste – RS e apoio cultural da Bitcom e da Prolar. Tem como parceiros o Clube de Leitura Quindim, o Recreio da Juventude, a Cortinaria design e o Design Center da UCS.

3

Fotos:Mauro Edson de Souza