95% DOS USÁRIOS APROVAM FUNCIONAMENTO DA UPA ZONA NORTE

Em uma semana de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte já atendeu 1.433 pessoas. Desde a inauguração, no dia 20 de setembro, cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente no local. A maioria delas, 95%, aprovou o serviço classificando como excelente. O índice foi obtido por meio de uma pesquisa feita nos totens espalhados pela unidade.
A satisfação dos usuários é resultado do trabalho da Administração em priorizar a qualificação do atendimento na rede pública de saúde. O prefeito Daniel Guerra está satisfeito em poder atender mais essa demanda da comunidade. “A alegria da população por ter a sua necessidade atendida é também a nossa alegria. Inauguramos mais um serviço de qualidade para a rede pública de saúde de Caxias do Sul. É o segundo serviço 24 horas que o Município oferece via Sistema Único de Saúde (SUS). E continuaremos trabalhando muito, fazendo o dever de casa, para honrar o compromisso que assumimos, de melhorar a vida das pessoas. E isso se faz cortando gastos desnecessários e priorizando a saúde”, declarou o prefeito.
A direção da UPA também faz uma avaliação positiva desta primeira semana. “O atendimento foi adequado, os fluxos andaram bem e, o mais importante, tivemos uma grande aceitação por parte dos pacientes. Claro que há detalhes que precisam ser ajustados, mas estamos satisfeitos com os resultados desse período”, ressaltou o médico Walter Porto, diretor técnico da UPA. A administradora da unidade, Eliana Ferreira, acredita que a primeira semana foi bastante produtiva. “Começamos com o pé direito, prestando um serviço de qualidade para quem nos procura. A UPA é referência em urgência e emergência, mas, por enquanto, registramos que mais de 50% dos atendimentos realizados aqui não são desse tipo. De qualquer forma, a unidade está de portas abertas para a população”, complementa Eliana.
A secretária da Saúde, Deysi Piovesan, diz que os números iniciais atestam que esse serviço era uma necessidade latente de Caxias do Sul. “A quantidade de pacientes atendida já é significativa para a primeira semana e sabemos que ainda deve aumentar nas próximas. A UPA está preparada para isso, podendo atender até 350 pessoas diariamente”, observa Deysi.
A UPA, por sua localização, é referência para cerca de 90 mil moradores da Zona Norte, mas está aberta para atender toda a população caxiense. Qualquer pessoa que procurar a UPA será atendida. Lembrando que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros seguem atendendo as demandas sem caráter de urgência e emergência.
Pronto Atendimento 24 Horas
Sobre o Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), Deysi avalia que sete dias é pouco tempo para que ocorra a projetada redução de 30% na demanda pelo serviço. “Acredito que, em mais algumas semanas, quando a população estiver mais habituada e confiante com a nova alternativa de atendimento, o movimento no PA 24H comece a diminuir, possibilitando a qualificação também deste serviço”, conclui.
11
Foto: Andressa Boeira