CONFIRA AS ATRAÇÕES DA AGENDA CULTURAL OBSERVATÓRIO

Há menos de um mês da cerimônia de beatificação do Pe. João Schiavo, será lançado na 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a publicação Rezemos com o Bem-Aventurado Pe. João Schiavo. O organizador, Pe. Geraldo Boniatti, autografa a obra na próxima segunda-feira (02.10), às 17 horas, no espaço de Sessão de Autógrafos 01, na praça Dante Alighieri.

O livro traz uma pequena biografia do Bem-Aventurado Pe. João Schiavo, um italiano que veio em missão para o Brasil, em 1931, e atuou de forma muito destacada na região de Caxias do Sul como formador, educador e na área da assistência social, sendo reconhecido até hoje por sua trajetória. Além disso, foi um sacerdote com fama de santo que morou em Ana Rech, Galópolis e Fazenda Souza, onde faleceu em 1967 e está sepultado em uma capela que leva o seu nome. Após um processo iniciado em 2001, será beatificado em uma cerimônia inédita na Diocese de Caxias do Sul, no dia 28 de outubro, às 10 horas, nos Pavilhões da Festa da Uva, com a presença do representante do Papa Francisco, Cardeal Angelo Amato.

Algumas das orações apresentadas no livro foram escritas do próprio punho por Pe. Schiavo e outras, produzidas a partir da inspiração dos escritos deixados por ele e as que mais gostava de rezar. Traz ainda pensamentos e breves celebrações em memória ao Pe. Schiavo ressaltando as virtudes e características do religioso como: ser próximo de todos, paixão missionária, fazer a vontade de Deus, humildade, estar sempre um pouco atrasado, ternura e delicadeza, entre outras.

A publicação conta com a colaboração do Pe. Orides Ballardin, postulador da Causa de Beatificação, da Irmã Orsola Bertolotto, Superiora Geral das Irmãs Murialdinas e da Irmã Enedina Smiderle, Murialdina de São José. O livro será vendido por R$ 5,00 na banca da Livraria Arco da Velha, durante todo o período da feira, de 29 de setembro a 15 de outubro.

* Pe. Geraldo Boniatti, Josefino de Murialdo – atualmente mestre de noviços da congregação no Brasil. Licenciado em filosofia (Viamão\RS), Bacharel em Sociologia (PUCRS), Bacharel em Teologia (Pontifício Ateneu Anselmiano – Roma), Especialista em Gestão de Pessoas (Pitagoras – KrotonMG). É autor de artigos publicados em revistas religiosas e de educação.

Josefinos de Murialdo no Brasil

Outra obra que poderá ser encontrada na Feira do Livro de Caxias do Sul, de autoria dos religiosos e sacerdotes da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, Pe. Orides Ballardin e Pe. Bruno Barbieri, juntamente com Valter Antônio Susin, ex-aluno josefino e professor no Colégio Murialdo de Ana Rech é Josefinos de Murialdo no Brasil.

O livro aborda a história dos 100 anos da presença dos josefinos em terras brasileiras, informando de forma linear fatos, personagens e locais em que passaram, ilustrado com documentos e fotos. Considerado pelos autores um livro de fontes históricas, cumpre a missão de despertar um hino de louvor a Deus pela vida e obra de cada um dos antecessores e dos que escreveram esta trajetória. Pretende despertar para a gratidão aos construtores iniciais da Província, tornando os confrades e toda a Família Murialdo mais ativos e comprometidos com a história atual e futura.

O livro também será vendido durante a feira na banca da Livraria Arco da Velha, ao preço de R$ 50,00.

Paginado livreto Orações_Schiavo.indd