UPA DA ZONA NORTE É INAUGURADA

O prefeito Daniel Guerra inaugurou, na manhã do dia (20/09/17), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. Esse é o segundo serviço de urgência e emergência 24 horas ofertado pelo Município no Sistema Único de Saúde. Além do chefe do Executivo, o ato contou com a presença do deputado federal Carlos Gomes, representando a Câmara dos Deputados; do deputado estadual Sérgio Peres, representando a Assembleia Legislativa do RS; secretários municipais, presidentes de autarquias, vereadores, representantes do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), servidores da Prefeitura e comunidade.

O grupo de danças gaúchas Curupira fez uma apresentação na abertura da solenidade, enaltecendo também, neste dia 20 de setembro, a data comemorativa ao Dia do Gaúcho. Na sequência, houve o pronunciamento do deputado federal, Carlos Gomes, e do prefeito, que destacou o esforço empenhado para a abertura da UPA. “Todos sabem das dificuldades financeiras que enfrentamos, mas com a utilização correta dos recursos estamos, pouco a pouco, melhorando a saúde pública da nossa cidade e transformando a vida das pessoas”, declarou.

Os presentes foram convidados a se dirigir até a porta de entrada da UPA, onde o frei Jaime Bettega proferiu uma bênção ecumênica. Logo após, houve o corte da fita inaugural da unidade e a visita às instalações internas, acompanhada por autoridades, representantes do IGH e imprensa.

O custo de manutenção da unidade é de R$ 1,8 milhão por mês, a ser bancado exclusivamente pela Prefeitura. “Assumimos a administração em época de recursos escassos. Muitos diziam que não seria possível abrir a UPA, mas quando temos um governo que prioriza a população, ele corta o que não é essencial e investe no que faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou Daniel Guerra. “A redução, pela metade, do número dos Cargos em Comissão (CC’s) e dos benefícios que recebiam, foi determinante para viabilizar o pleno funcionamento da unidade a partir de hoje”, disse.

A UPA Zona Norte conta com 270 funcionários, de diversas áreas, para bem atender a comunidade caxiense. O prefeito observou que, com este quadro pessoal, a abertura propiciou a maior geração de empregos na cidade neste ano. Ele destacou também a qualidade do serviço inaugurado. “Com a entrega deste serviço de saúde de alto padrão para a comunidade, entramos para a história como aqueles que, após 25 anos, abriram o segundo plantão 24 horas do SUS em Caxias do Sul”, concluiu.

Sobre a UPA

A UPA deverá ser referência em atendimento de urgência e emergência para cerca de 90 mil moradores da Zona Norte. A unidade poderá atender até 350 pacientes por dia. O prédio foi construído com recursos do governo federal e do Município e custou R$ 3,6 milhões.

O serviço conta com 12 leitos de observação adulto, quatro de pediatria, quatro de urgência e emergência e dois de isolamento. Além disso, tem cinco consultórios, raio-x digital, sala de gesso, sala de sutura, consultório odontológico, dez poltronas/macas para aplicação de medicamentos e oito poltronas para nebulização.

O estacionamento interno possui 69 vagas que devem ser compartilhadas entre funcionários e a comunidade: as vagas organizadas atrás do prédio são reservadas aos funcionários da UPA e as laterais, para os usuários do serviço. Para embarque e desembarque, a orientação é que os condutores acessem o pátio da UPA, façam o embarque ou desembarque dos passageiros e retornem para a saída ou deixem o veículo estacionado.

 

Acesso

Buscando melhorar o acesso da comunidade, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) realizou adequações na região da UPA. A primeira delas foi a mudança do ponto de táxi, deslocado de um posto de combustíveis no bairro Santa Fé para a frente da unidade, desde o início desta semana. Além da instalação de uma parada de ônibus próximo à UPA, nos próximos dias, a previsão é que a Linha 18-Santa Fé/Vila Ipê/Belo Horizonte do transporte coletivo urbano seja ampliada em determinados horários, facilitando o acesso dos usuários da unidade.

11

Foto: Petter Campagna Kunrath