FEIRA DO LIVRO VOLTA AO CENTRO DE CAXIAS DO SUL

O trânsito nas principais vias do Centro de Caxias do Sul passará por alterações a partir do dia 26 de setembro (terça-feira). Devido à 33ª edição da Feira do Livro, que voltará a ser realizada na Praça Dante Alighieri, a Rua Dr. Montaury, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Sinimbu, será bloqueada até dia 17 de outubro, dois dias após o encerramento do evento, para a desmontagem da estrutura. Por isso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) elaborou um esquema de desvios na área central para que os condutores utilizem durante os 22 dias de bloqueio total na Dr. Montaury.

A SMTTM vai liberar a conversão à direita na Rua Sinimbu com a Dr. Montaury, que atualmente é proibida. As placas indicando a proibição serão removidas até o dia 26 deste mês. A medida também servirá como um teste para a liberação definitiva do cruzamento, o último que continuou proibido após a liberação das conversões em janeiro deste ano.

A linha do táxi-lotação que passa pela Dr. Montaury (Rio Branco) será desviada durante o período para a Rua Garibaldi. ASecretaria reforça ainda que o trecho da Dr. Montaury, entre a Júlio de Castilhos e a Pinheiro Machado, estará liberadoapenas para acesso local de moradores e comerciantes. Isso se deve à necessidade de espaço para estacionamento de ônibus de estudantes que visitam a Feira do Livro de hora em hora. Também é preciso garantir o fluxo para carga e descarga dos livreiros e para o desembarque de autoridades, escritores e convidados que participarão da programação do evento.

Quem transitar pela Rua Pinheiro Machado e quiser acessar a rua Visconde de Pelotas deverá fazer o contorno pelas ruas Garibaldi e Sinimbu. O efetivo da fiscalização de trânsito estará nas ruas auxiliando os condutores e os moradores do trecho bloqueado, para a entrada e saída de veículos.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a intenção é minimizar o impacto, fazendo com que a comunidade utilize outras vias no entorno da Praça Dante Alighieri. Essa medida busca agilizar o tempo de percurso,reduzindo prejuízos à mobilidade na cidade. Soares pede que a população se planeje e busque alternativas no trânsito. “Nós sabemos da dificuldade, principalmente nos primeiros dias, mas acreditamos que a comunidade vai se adaptar com as mudanças. Montamos esse esquema para que os condutores utilizem novos percursos na área central, com vias alternativas”, destaca.

Confira o esquema de desvio no trânsito:

:: Sentido Norte/Leste, que vai em direção ao Monumento ao Imigrante

Utilizar as ruas Ernesto Alves e acessar a Guia Lopes ou Vereador Mario Pezzi, em direção à Sinimbu.

:: Sentido Norte/Oeste, que vai em direção à Igreja de São Pelegrino

Utilizar a rua Vinte de Setembro, acessando a Feijó Júnior ou Moreira Cesar.

:: Sentido Norte/Sul, que vai em direção ao Parque dos Macaquinhos

Utilizar a rua Pinheiro Machado, seguindo em direção à Garibaldi, acessando a Sinimbu e realizando a conversão à direita na Dr. Montaury.

11