RECURSO DE R$ 209 MIL IRÁ BENEFICIAR USUÁRIOS DOS POSTOS DE SAÚDE DE FARROUPILHA

Mais de 140 mil atendimentos são registrados anualmente nos 14 postos de saúde de Farroupilha. Para que este trabalho seja realizado, o investimento em materiais e serviços é intenso e consome boa parte dos valores destinados a saúde. Por isso, o prefeito municipal Claiton Gonçalves e a secretária da Saúde Rosane Bourscheidt da Rosa consideram este recurso somo sendo “um dos mais importantes já destinados pelo governo federal ao município”.

O valor da emenda foi pleiteado pelo vereador Tiago Ilha (PRB) junto ao seu representante deputado federal Carlos Gomes (PRB), e já está na conta do fundo municipal de saúde à disposição da secretaria da saúde. Por ser a título de custeio e voltado para a mais alta prioridade, que é a saúde pública, o recurso veio de forma inédita para a cidade que, hoje, já somaquase 70 mil habitantes.

“Ficamos muito felizes com a vinda deste recurso para Farroupilha, principalmente, por saber que irá beneficiar diretamente o nosso cidadão, e de forma rápida e objetiva”, comemora Ilha.

De acordo com a secretária da saúde Rosane da Rosa, este recurso além de beneficiar os postos de saúde, acaba desafogando, também, a quantidade de exames e cirurgias eletivas que estão na fila de espera do município desde 2015. “Com a entrada deste valor para o custeio de materiais, sobram mais recursos do município para investirmos em procedimentos de média complexidade como: cirurgias de varizes, cataratas, ginecológicas, de urologia, traumato e ortopedia”, explica.

O prefeito municipal Claiton Gonçalves, que também é médico, considera que este recurso vem para beneficiar a saúde de forma mais abrangente.

“Hoje 95 % dos atendimentos são realizados nos postos de saúde… Se tivermos qualidade neste atendimento primário, diminuímos não só a procura espontânea por medicamentos, mas também a demanda em excesso nos hospitais, que passarão a atender apenas os casos mais complexos, isso organiza a saúde como um todo”.