GUARDA MUNICIPAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CAXIAS

“Guarda Municipal: função legal e desafios” é o tema da audiência pública das 19h de segunda-feira (4/9/17) no plenário da Câmara Municipal. O debate é promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança do Legislativo.

O encontro ocorre após episódios em que a atuação de guardas municipais foi questionada. Entre eles, as agressões a manifestantes e as detenções de vendedores ambulantes e indígenas.

Outro motivo da reunião se deve à possibilidade de o Município extinguir o convênio do policiamento comunitário com a Brigada Militar, sob a alegação de que pretende investir na Guarda Municipal.

Presidente da Comissão, o vereador Rodrigo Beltrão/PT destaca que as críticas não são aos servidores da corporação, mas a seus gestores e ao modelo de trabalho implantado pelo Executivo.

“O papel da Guarda é dar conta das unidades básicas de saúde, das escolas e das áreas públicas. Se ela sequer dialoga com manifestantes, não tem preparo para lidar com delinquentes”, avalia o parlamentar.

Rodrigo Beltrão espera que a audiência pública sirva para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social reveja sua visão sobre atribuições da Guarda Municipal, para que ela deixe ser repressora e trabalhe na proteção do patrimônio público.

 1