CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL CATEGORIAS DE BASE

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) realizou, no último sábado (19/08/17), a abertura do Campeonato Municipal de Futebol das categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17. A cerimônia ocorreu no Centro Municipal de Esporte e Lazer Professor Joel Bastos de Souza (Ginásio Enxutão) e contou com a presença das equipes participantes da competição, da comissão técnica e dos pais de atletas.
O titular da Smel, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, agradeceu a presença de todos e incentivou a competição saudável entre os atletas. “Sabemos que, em um jogo, alguém sempre terá que vencer. Espero que todos aproveitem com respeito essa competição e os cem jogos que serão realizados ao longo do Campeonato. Saibam lutar pela vitória, mas que respeitem também a derrota e o mérito do adversário”, reforçou o secretário.
A solenidade ainda teve o acendimento da pira olímpica, realizada pelos atletas Gabriel Lagoa e Waguinho. Os dois são oriundos da categoria de base e jogaram por muitos anos no Campeonato Municipal de Futebol. Hoje, eles atuam no elenco principal do Caxias. Além disso, o atleta Felipe Orlandi, da Apafut, fez o juramento oficial da competição diante de todos os participantes. Logo após, ocorreram os primeiros jogos, realizados no campo do Enxutão.
O Campeonato Municipal de Futebol sub 11 e sub 17 está em sua quinta edição. Já o sub 15 em sua oitava e o sub 13 na sexta edição. As modalidades têm o objetivo de investir nas categorias de base do futebol amador de Caxias do Sul, visando revelar futuros atletas para o campeonato adulto.
Neste ano, a competição conta com 12 equipes inscritas: Apafut/UCS, Escola Esportiva Desvio Rizzo, Esporte Clube Juventude, Genoma Colorado, Pequenos Mosqueteiros/Piá10, Projeto Brilhar, Santos Futebol Clube/Meninos da Vila, SER Caxias, Zico 10, Recreio Cruzeiro, Vasco Caxias e Esporte Clube Real Rizzo. Algumas delas possuem times em mais de uma categoria, totalizando 32 times participantes: seis no sub 11; oito na sub 13; onze na sub 15 e sete na sub 17.
11

Foto: Keurin Provin