FRAS-LE E MASTER APRESENTAM TRABALHOS NO 13º COLLOQUIUM INTERNACIONAL DE FREIOS

Fras-le e Master, fabricantes de materiais de fricção e sistemas de freios das Empresas Randon, estarão no 13º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, que acontece no Hotel Intercity, em Caxias do Sul, de 24 e 25 de maio. O evento, presidido pelo gerente de Engenharia e Inovação da Fras-le, César Augusto Ferreira, abre espaço para que os participantes possam conhecer as instalações do Campo de Provas Randon, no dia 24 de maio, onde também poderão realizar test drive nos 15 quilômetros das 18 pistas a céu aberto, que reproduzem os mais diferentes tipos de pavimentos e irregularidades. De nível internacional, o Colloquium vai reunir especialistas, expositores, profissionais e estudantes da área de freios para apresentar e discutir as novas tecnologias do segmento.

 

Fras-le - A Fras-le participará do Colloquium com três trabalhos originados em sua área de engenharia. O engenheiro Diego Severo Antunes apresentará o trabalho que mostra a distribuição da pressão de contato na interface de atrito para sistemas de freio a tambor. Trata-se do desenvolvimento de um método de simulação computacional para a avaliação da pressão de contato entre lona e tambor de freio, considerando os efeitos de deformação do sistema de frenagem.

Já o estudo da eficiência na redução da temperatura em discos de freios de

automóveis por convecção forçada foi desenvolvido em conjunto com Fiat Chrysler Automobiles  (FCA) e com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e que será apresentado por Luiz Filipe de Medeiros Gomes. O estudo numérico e experimental visa verificar a eficiência de instalação de dutos de ventilação no veículo para melhorar o resfriamento do freio, reduzindo as temperaturas de operação e, por consequência, melhorando a eficiência de frenagem.

Master – A Master, igualmente uma fabricante Randon, irá apresentar no Colloquium de freios a validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando métodos para cálculos de vida em fadiga de alto ciclo. O estudo foi desenvolvimento em conjunto com a UFRGS e Dassault Systems Simulia e será apresentado pelo engenheiro Vagner do Nascimento. É um método de simulação computacional para a avaliação da vida em fadiga de atuadores de freio pneumáticos submetidos à vibração. A correta predição da vida em fadiga de câmaras de freio permitirá desenvolver componentes mais robustos, com um custo menor, pois hoje esse tipo de validação numérica é feita de forma mais simplificada ou com testes experimentais em laboratórios e pistas de teste.

Outro trabalho a cargo da Master no Colloquium é a metodologia para definição de ajustadores automáticos considerando as características do freio de roda, em conjunto com Ford Motor Company e apresentado por Wesley Bolognesi Prado – Ford. O trabalho visa, através do desenvolvimento de metodologia analítica e experimental, levar à escolha adequada do ajustador de freio visando desempenho ótimo do freio ao longo de toda vida do produto.