COLETA DE PINHÃO É PROIBIDA NAS BARRAGENS DE CAXIAS DO SUL

O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) alerta para a proibição da coleta do pinhão nas áreas de represamento da autarquia, mesmo após o dia 15 de abril, data em que a colheita será liberada no estado. Por se tratar de áreas de preservação ambiental, a retirada de recursos naturais é proibida e isso inclui as sementes de araucária, que estão em risco de extinção.

Quando colhemos o pinhão, impedimos que a pinha espalhe as sementes pelo solo para que novas árvores brotem. Por isso, a retirada do alimento prejudica a reprodução da espécie, que é símbolo da nossa região.

Além do impacto no número de araucárias, a semente também é importante para diversos animais que vivem próximos às barragens. O vigilante municipal, Denilso Adriano Soares, destaca que “o pinhão é a refeição de muitos roedores nessa época, que se abastecem do máximo de alimento possível antes da chegada do inverno”.

A colaboração da comunidade caxiense é essencial para que as araucárias e os animais, que dependem da árvore, sejam preservados.

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

unnamed

Foto: Daniel Ribeiro

Arte: Álvaro Pereira