INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE É TRANSFERIDA EM CAXIAS

A Secretaria da Saúde (SMS) informa que o início da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi transferido para o dia 17 de abril de 2017 . O adiamento de uma semana atende a uma solicitação do Programa Nacional de Imunizações, recebida nesta manhã (30), que pede mais prazo para que os coordenadores estaduais de imunização reorganizem a distribuição e a operacionalização da campanha, conforme cronograma de entrega das doses pelo Instituto Butantan. A campanha se estenderá até o dia 26 de maio e o “Dia D” será em 13 de maio, com foco exclusivo para vacinação dos grupos prioritários contra o vírus da influenza.

images

A estratégia de vacinação será definida em reunião com a Secretaria Estadual de Saúde no dia 06 de abril.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação. A meta é imunizar até 90% da população de cada grupo prioritário. A novidade deste ano é que os professores passam a integrar o público-alvo da campanha, que também inclui pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores de saúde, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis– (as pessoas que compõem este grupo deverão apresentar a prescrição médica).

 Nos dias 3 e 4 de abril, as equipes das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Serviço Municipal de Infectologia serão capacitadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A Vigilância Epidemiológica reforça que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.